UOL Notícias Cotidiano
 

Chuvas pelo Brasil

Temporada de fortes chuvas e enchentes volta a atingir grande parte dos Estados brasileiros, trazendo prejuízos, transtornos e também mortes

  • Imagem: João Godinho/O Tempo/AE
12/01/2011 - 14h27

Tragédia em Teresópolis repete drama vivido em Angra no Réveillon de 2010

Do UOL Notícias
Em São Paulo

A região serrana do Rio de Janeiro está vivendo neste início de 2011, em escala mais grave, o drama que há apenas um ano desabrigou, desalojou e matou centenas de pessoas no litoral do Estado.

As fortes chuvas que desabaram sobre a região serrana na noite de terça-feira  (11) e na madrugada de quarta (12)  mataram mais de 60 pessoas até o  momento em Teresópolis, Friburgo e Petrópolis.

Na madrugada do dia 1º. de janeiro de 2010, em Angra dos Reis, 52 pessoas morreram após deslizamento de terra na Ilha Grande e um desabamento no morro da Carioca (parte continental da cidade).

Na ocasião, a tragédia alcançou grande repercussão por ter matado 31 pessoas que estavam na pousada turística Sankay, em Ilha Grande, para a passagem de ano. A pousada foi parcialmente soterrada pelo deslizamento quando muitos dormiam.

O governo federal reconheceu estado de calamidade, permitiu que as vítimas que tiveram danos materiais pudessem sacar seus recursos das contas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e liberou R$ 80 milhões para reconstruir a cidade. O valor dos prejuízos foi estimado em R$ 247 milhões.

Realizadas obras de contenção, Angra dos Reis amanheceu 2011 refeita do trauma. “Esse ano está tudo maravilhoso. A cidade está lotada, cheia de festas e estamos com 95% de lotação [no setor hoteleiro]. Era o que a gente precisava para recuperar as perdas do ano passado”, disse o subsecretário de Comunicação de Angra, Jeisel Lucas.

Dados divulgados pelo governo municipal apontam que logo após as tragédias houve queda de cerca de 20% na presença de turistas na cidade. No entanto, a alta temporada deste ano já dá sinais de que as perdas serão recuperadas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,22
    4,119
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h22

    -0,27
    104.728,89
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host