Giro UOL traz os destaques da manhã desta quarta, 08/03, para você; ouça

Thomaz Molina

Do UOL, em São Paulo

AFP/Arquivo - 19/10/2016
AFP/Arquivo - 19/10/2016

A luta pela lei

Enquanto movimentos feministas impulsionam a realização de um dia sem mulheres em mais de 50 países, a América Latina leva às passeatas deste 8 de março a ideia de Nenhuma a Menos (Ni Una Menos), impulsionada pelo coletivo argentino que luta contra os feminicídios. Hoje, em São Paulo, acontecem dois atos: um na avenida Paulista, feito por coletivos feministas, e outro na praça da Sé, apoiado pela CUT, que também critica a reforma da Previdência. Outros protestos devem ocorrer também no Rio de Janeiro e em capitais do Nordeste e do Sul do Brasil. Em comum, todos abraçam a ideia promovida pelo grupo argentino.
Compartilhe
Marcos Bezerra/Futura Press/Folhapress
Marcos Bezerra/Futura Press/Folhapress

Acareação na Odebrecht

O ministro Herman Benjamin, do TSE, determinou que seja realizada uma acareação entre Marcelo Odebrecht, ex-presidente do grupo Odebrecht, e os ex-executivos da empresa, Cláudio Melo Filho e Hilberto Mascarenhas. A acareação foi marcada para a próxima sexta-feira (10), por meio de videoconferência. Hoje, Luiz Eduardo da Rocha Soares, ex-diretor da Odebrecht, e Beckembauer Rivelino de Alencar Braga, um dos donos da empresa VTPB, testemunhas do processo que tramita no TSE e pede a cassação da chapa Dilma-Temer, vão ser ouvidos em São Paulo.
Compartilhe
Beto Barata-16.abr.2015/Folhapress
Beto Barata-16.abr.2015/Folhapress

Propinoduto

A segunda Turma do Supremo Tribunal Federal aceitou por maioria a denúncia oferecida pela Procuradoria-Geral da República contra o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) e os assessores parlamentares Maria Cléia Santos de Oliveira e Pedro Roberto Rocha, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A acusação da PGR é de que os R$ 500 mil doados oficialmente pela construtora Queiroz Galvão à campanha de Raupp ao Senado em 2010 seriam "propina disfarçada" e que teriam origem no esquema de corrupção estabelecido na Diretoria de Abastecimento da Petrobras.
Compartilhe
Christian Hartmann/Reuters
Christian Hartmann/Reuters

Quarta recheada de futebol

Mais dois jogos definem hoje outros dois times classificados para as quartas de final da Liga dos Campeões da Europa. Às 16h45, o Barcelona precisa vencer o Paris Saint-Germain por cinco gols de diferença para manter vivo o sonho de mais um título continental. No mesmo horário, o Borussia Dortmund enfrenta o Benfica e precisa reverter a derrota por 1 a 0 sofrida na partida de ida. Pela Libertadores, às 19h30, o Atlético-MG estreia contra o Godoy Cruz, na Argentina. Um pouco mais tarde, às 21h45, o Palmeiras também visita a Argentina para enfrentar o Atlético Tucuman, e o Flamengo pega o San Lorenzo no Maracanã. Pela Copa do Brasil, o destaque vai para o São Paulo, que recebe o ABC no Morumbi, às 19h30, e para o Internacional, que joga contra o Sampaio Correa, no Maranhão, às 21h45. Você acompanha todos esses jogos pelo aplicativo Placar UOL ou pelo site uol.com.br.
Compartilhe
Fabio Braga/Folhapress
Fabio Braga/Folhapress

Dia da Mulher em SP

O Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quarta-feira, inspira eventos culturais espalhados pela capital paulista. Na Sala São Paulo, sob regência da americana Marin Alsop e da italiana Valentina Peleggi, o Coro da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo vai executar obras de três compositoras: Maddalena Casulana, Roxanna Panufnik e Lili Boulanger. Para quem prefere música sertaneja, Roberta Miranda se apresenta no Espaço das Américas e vai receber no palco artistas da nova cena do estilo, como Marília Mendonça e a dupla Simone e Simaria. Ainda hoje, no Museu de Arte Moderna do Ibirapuera, a cantora Iara Rennó abre a programação da Semana de Artes HeForShe, movimento mundial lançado pela ONU Mulher 2014 pela igualdade de gêneros. A programação completa dos eventos pela cidade você encontra no aplicativo Guia UOL.
Compartilhe
Chris Pizzello/Invision/AP e Katarina Benzova/Divulgação
Chris Pizzello/Invision/AP e Katarina Benzova/Divulgação

Atrações do Rock in Rio

Depois de muita especulação, está confirmado: o The Who finalmente vem ao Brasil pela primeira vez na história para fechar a noite do dia 23 de setembro no Rock in Rio. Autores de clássicos como My Generation e Behind Blue Eyes, entre outros, o grupo britânico formado em 1964 é uma das poucas lendas do rock que nunca havia tocado por aqui. Outro clássico do festival retorna ao Brasil: o Guns N' Roses, dividindo o palco Mundo na mesma noite.
Compartilhe

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos