Giro UOL traz os destaques da manhã desta quarta, 19/04, para você

Thomaz Molina

Do UOL, em São Paulo

Pedro Ladeira - 4.dez.2016/Folhapress
Pedro Ladeira - 4.dez.2016/Folhapress

Reação do Congresso à Lava Jato

Em meio aos escândalos denunciados por executivos da Odebrecht, e com as investigações da Lava Jato se afunilando, o Congresso tem uma série de propostas para reagir à crise política. Entre elas, estão o aumento de verbas para campanha eleitoral, anistia ao caixa 2, voto em lista fechada, e mudança da lei de abuso de autoridade para magistrados, procuradores e promotores. As ideias que estão em debate podem dificultar as investigações, ao prever punições a investigadores e julgadores, anistiar crimes eleitorais, aumentar repasses públicos a candidatos e garantir uma reforma política que dê aos partidos o poder de definir, em lista fechada, os nomes que serão eleitos pela sigla.
Compartilhe
Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Socorro aos Estados

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou ontem projeto de lei complementar de socorro a Estados em dificuldade financeira. Foram 301 votos contra 127. Ainda há emendas a serem analisadas, que devem ser votadas hoje. Após isso, o texto segue para o Senado. O programa de socorro permite que Estados em calamidade financeira deixem de pagar a dívida com a União e com os bancos estatais por três anos. Mas, como contrapartida, eles têm que entregar um rigoroso ajuste fiscal, que prevê privatização de estatais estaduais e congelamento de salários de servidores.
Reprodução
Reprodução

Contradição dos delatores

Dois delatores da Odebrecht apresentaram versões diferentes sobre o encerramento do Setor de Operações Estruturadas, o departamento de propinas da empresa. No início de 2015, um ano depois do início da operação Lava Jato, parte do setor foi transferida para a República Dominicana e dois funcionários se mudaram para o exterior, a pedido do então presidente Marcelo Odebrecht. Em seu depoimento à força-tarefa da Lava Jato, em dezembro de 2016, o herdeiro do grupo disse que a decisão tinha como objetivo encerrar as atividades ilícitas. Mas Hilberto Mascarenhas da Silva, chefe do Setor de Operações Estruturadas naquele momento, relatou que a transferência, uma exigência de Marcelo Odebrecht, era uma tentativa de driblar o monitoramento das autoridades e manter as operações.
Emilio Andreoli/Getty Images)
Emilio Andreoli/Getty Images)

Dia de futebol

Dois jogos definem hoje os últimos semifinalistas da Liga dos Campeões da Europa. Às 15h45 da tarde, o Barcelona busca um novo milagre no Camp Nou e precisa reverter a derrota por 3 a 0 sofrida para a Juventus na Itália. No mesmo horário, Monaco e Borussia Dortmund duelam na França por uma vaga entre os quatro melhores da Europa. Na partida de ida, o time do principado venceu por 3 a 2. Pela Libertadores, o Santos visita o Santa Fe na Colômbia às 21h45. No mesmo horário, o Atlético-MG enfrenta o Libertad, no Paraguai. Outros cinco jogos serão realizados nesta noite pela Copa do Brasil. Às 19h30, o Cruzeiro busca manter a vantagem de 2 a 0 construída no Morumbi contra o São Paulo, enquanto o Paraná enfrenta o Vitória. Às 21h45, jogam Corinthians e Internacional, Fluminense e Goiás, e Joinville e Sport.
Marcelo Camargo/ABr
Marcelo Camargo/ABr

Flexibilização na reforma da Previdência

O governo Michel Temer antecipou o que avalia ser o último pacote de flexibilizações da reforma da Previdência para tentar dobrar resistências na base aliada. A ideia original do Palácio do Planalto era guardar alterações na idade de aposentadoria das mulheres, por exemplo, para a votação em plenário, em maio. Líderes e articuladores, entretanto, diagnosticaram que pressões das bancadas feminina e da bala, que defende interesses de policiais, ameaçavam as votações.
Paulo Lisboa - 1º.ago.2016/Folhapress
Paulo Lisboa - 1º.ago.2016/Folhapress

Contas de João Santana bloqueadas

As contas do publicitário João Santana, marqueteiro das campanhas presidenciais de Lula (2006) e Dilma Rousseff (2010 e 2014) foram bloqueadas nos bancos suíços. De acordo com investigações, essas contas foram alimentadas com dinheiro de campanhas na América Central e na América do Sul. João Santana e a mulher Monica Moura confessaram o recebimento de valores não contabilizados na empreiteira Odebrecht por campanhas do PT.
Ronaldo Silva/Futura Press/Estadão Conteúdo
Ronaldo Silva/Futura Press/Estadão Conteúdo

Frio em São Paulo

Duas frentes frias devem manter as temperaturas baixas até o fim de semana na Grande São Paulo. A temperatura mínima na capital nesta quarta é de 13°C, e a máxima não deve ultrapassar os 24°C, com possibilidade de chuviscos ao longo do dia, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia. No interior, a previsão é de calor (34°C). Já na quinta (20), os termômetros devem subir um pouco na cidade, até 26°C. Na sexta (21), feriado de Tiradentes, podem chegar a 28°C, mas com possibilidade de chuva forte no final da tarde.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos