Giro UOL traz os destaques da manhã desta quinta, 09/02, para você; ouça

Giovanna Montemurro

Do UOL, em São Paulo

Gilson Borba/Futura Press/Estadão Conteúdo
Gilson Borba/Futura Press/Estadão Conteúdo

Uma possível solução

As mulheres que mobilizaram o ato de paralisação da Polícia Militar se reuniram com o governo do Espírito Santo na noite de ontem. Pela primeira vez, houve uma iniciativa do governo estadual para discutir uma solução junto dos familiares dos PMs. Segundo o governo, o grupo de 15 representantes dos familiares de PMs fez duas reivindicações: a anistia geral para todos os policiais e 100% de aumento para toda a categoria. A comissão vai levar a proposta ao governador e hoje, às 14h, vai se reunir com o mesmo grupo.
Gilmar Felix/Câmara dos Deputados
Gilmar Felix/Câmara dos Deputados

E agora?

A Polícia Federal concluiu investigação sobre o presidente da Câmara, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), na operação Lava Jato e apontou indícios de corrupção passiva e de lavagem de dinheiro. A investigação teve origem em mensagens de celular entre Maia e o empreiteiro Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS. Segundo o inquérito, em troca de propina de R$ 1 milhão, Maia teria defendido interesses da empreiteira no Congresso entre 2013 e 2014.
Fernando Frazão/Agência Brasil -23.dez.2015
Fernando Frazão/Agência Brasil -23.dez.2015

Pezão fora do Rio?

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro cassou a chapa do governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB). O político é acusado de abuso de poder econômico e político. A decisão ainda não tem efeito porque cabe recurso junto ao TSE. Se a cassação for confirmada, Pezão e o vice-governador do Rio, Francisco Dornelles (PP), não vão poder concorrer a um cargo público por oito anos. O TRE ainda determina que sejam realizadas novas eleições diretas.
Arte UOL
Arte UOL

Receba o Giro UOL por e-mail

Em duas edições diárias, um resumo das notícias mais importantes para começar e terminar o seu dia. É grátis! Envie um e-mail para uolnoticias@uolrelacionamento.com.br com a frase Quero receber o Giro UOL no campo Assunto/Subject e pronto!
Reinaldo Canato/UOL
Reinaldo Canato/UOL

Atenção, vestibulandos!

Esta semana promete ser agitada para os vestibulandos. Só no dia de hoje temos a Fuvest, que divulga a segunda chamada de aprovados, a Unesp, que pede aos vestibulandos que confirmem o interesse nas vagas para as quais se inscreveram e a PUC-SP, que encerra o prazo para inscrição na lista de espera. Já amanhã é o último dia para os interessados nas listas de espera das escolas do Sisu. Também é o último dia para inscrição no Fies. Além disso, o Mackenzie abre a lista de espera.
AFP PHOTO / Luis Acosta
AFP PHOTO / Luis Acosta

Brasileiros avançam

O Atlético-PR foi até a Colômbia e sofreu diante do Millonarios, que venceu por 1 a 0 no tempo normal. O resultado levou a disputa para os pênaltis, onde o Furacão conseguiu passar para a próxima fase da Libertadores. Na última antes da fase de grupos, o Atlético-PR encara o vencedor de Deportivo Capiatá e Universitario. Mais cedo, o Botafogo também avançou de fase ao arrancar um empate em 1 a 1 com o Colo Colo. Na próxima fase, o time carioca aguarda o vencedor de Olímpia-PAR ou Del Valle-EQU.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos