Giro UOL traz os destaques da manhã desta quinta, 16/02, para você; ouça

Luiz Gomes

Do UOL, em São Paulo

Alan Marques/Folhapress
Alan Marques/Folhapress

Ministro definido?

O presidente Michel Temer escolheu o ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Carlos Velloso para assumir o comando do Ministério da Justiça. O magistrado foi indicado pelo PSDB, principal aliado da gestão do PMDB. Em conversas reservadas, o presidente tem afirmado que definiu o nome, mas que pode haver mudança caso seja revelada alguma polêmica envolvendo o ex-ministro. Velloso deve ser indicado formalmente após a aprovação de Alexandre de Moraes para ocupar uma cadeira no STF.
Pedro Ladeira/Folhapress
Pedro Ladeira/Folhapress

AGU escondendo informações

A Advocacia-Geral da União omitiu das informações enviadas ao STF (Supremo Tribunal Federal) que o ministro Moreira Franco (Secretaria Geral da Presidência) foi denunciado pelo uso indevido de dinheiro público na compra de passagens aéreas quando era deputado. Ele foi um dos 440 parlamentares acusados pelo caso que ficou conhecido como a farra das passagens. O ministro Celso de Mello, do STF, pediu as informações para julgar um pedido da Rede para afastar Moreira do ministério sob a alegação de que ele foi nomeado para o cargo de ministro para ser blindado nas investigações da Lava Jato.
AFP
AFP

Bons ventos da economia

A melhora do cenário da economia global e avaliação de que o governo brasileiro vai aprovar as reformas que podem colocar as contas públicas em ordem, levou o dólar e o risco-país para o menor patamar desde meados de 2015. A moeda norte-americana fechou a quarta-feira cotada a R$ 3,06, o menor valor desde junho de 2015. Já o CDS, que é uma espécie de seguro contra calotes do país, retornou ao nível de maio de 2015, quando o país ainda mantinha o selo de bom pagador dado pelas agências de avaliação de risco.
Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Sem nepotismo

A Câmara dos Deputados aprovou emenda para proibir parentes de políticos de aderirem à segunda etapa do programa de repatriação de recursos mantidos ilegalmente no exterior. Na primeira votação no Senado do projeto que cria a segunda etapa do programa, contudo, senadores aprovaram a permissão para os parentes. Na votação de ontem na Câmara, deputados aprovaram emenda do PCdoB e derrubaram a autorização. Agora, tanto políticos quanto parentes deles estão proibidos de aderir ao programa.
Arte UOL
Arte UOL

Receba o Giro UOL por e-mail

Em duas edições diárias, um resumo das notícias mais importantes para começar e terminar o seu dia. É grátis! Envie um e-mail para uolnoticias@uolrelacionamento.com.br com a frase Quero receber o Giro UOL no campo Assunto/Subject e pronto!
Rubens Cavallari/Folhapress
Rubens Cavallari/Folhapress

A rodada do Paulista

O primeiro clássico oficial de Rogério Ceni como técnico foi com vitória e uma bela apresentação. O São Paulo encarou o Santos na Vila Belmiro e venceu por 3 a 1. O time da Baixada saiu na frente com Copete, mas levou a virada com gols de Cueva e Luiz Araújo, que marcou duas vezes. Já o Corinthians, que vinha de derrota para o Santo André, venceu o Novorizontino por 1 a 0 na Arena. Hoje, o Palmeiras enfrenta o São Bernardo às 19h30 no Allianz Parque em jogo que fecha a terceira rodada do Paulista. Você pode acompanhar o jogo no aplicativo Placar UOL ou no uol.com.br.
Silvia Izquierdo/AP
Silvia Izquierdo/AP

Libertadores é só emoção!

O Botafogo deu um importante passo na luta por uma vaga na fase de grupos da Libertadores. Jogando no Estádio Nilton Santos (Engenhão), o time venceu o Olimpia, do Paraguai, por 1 a 0, com gol de bicicleta do atacante Rodrigo Pimpão. O Atlético-PR vacilou na Arena da Baixada e só conseguiu empatar por 3 a 3 com o Deportivo Capiatá, do Paraguai, pela partida de ida. Os dois times brasileiros voltam a enfrentar os adversários na próxima quarta-feira (22), fora de casa.
Divulgação
Divulgação

Hoje é dia de cinema

Chega às telas dos cinemas hoje o filme Aliados. O longa conta a história de um casal que se conhece na Segunda Guerra Mundial, no Marrocos, e se apaixona, mas o passado da mulher ressurge e ameaça a relação. O filme, que tem Brad Pitt no papel principal, foi indicado ao Oscar de melhor figurino. Outro destaque da semana é Lion ? Uma Jornada Para Casa, longa indicado a seis categorias do Oscar, inclusive a de melhor filme. Você pode ver todas as estreias e encontrar a sessão ideal no aplicativo Guia UOL.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos