Giro UOL traz os destaques da manhã desta sexta, 03/02, para você; ouça

Ligia Gauri

Do UOL, em São Paulo

 

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Prometeu transparência na Lava Jato

Sorteado como novo relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, o ministro Edson Fachin vai dar prioridade aos casos urgentes de réus presos, como por exemplo uma reclamação feita pela defesa do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O ministro também deve tratar com urgência petições da Procuradoria-Geral da República, como busca e apreensão. Fachin é considerado rápido em decisões. Em nota, ele reconheceu a importância das novas funções e prometeu rapidez e transparência.
André Dusek/Estadão Conteúdo
André Dusek/Estadão Conteúdo

Reeleito no comando da Câmara

A reeleição em primeiro turno de Rodrigo Maia (DEM-RJ) para a presidência da Câmara dos Deputados vai consolidar a base aliada do governo e enfraquecer o chamado “centrão”. Com isso, o Planalto espera que as reformas propostas por Temer sejam aprovadas. Recém-eleito, Maia disse que "não teme" a operação Lava Jato. Ele foi citado em acordo de delação premiada da Odebrecht. Como resposta ele disse à imprensa que "o enredo sobre a citação é falso".
Folha Imagem
Folha Imagem

Bolsa para universidades

Terminam hoje as inscrições para o Prouni. O cadastro deve ser feito no site do programa até as 23h59. Do total de bolsas oferecidas, 10.719 são integrais e 110.391 são parciais, até 50% da mensalidade. Para participar do processo seletivo o candidato deve informar o número de inscrição e a senha que foram usados no Enem 2016. Podem concorrer os estudantes que não tenham diploma de curso superior e tenham alcançado o mínimo de 450 pontos no exame.
Douglas Magno/AFP Photo
Douglas Magno/AFP Photo

Mais vacina contra febre amarela

O Ministério da Saúde informou que vai intensificar a vacinação contra a febre amarela em boa parte do país, principalmente em Minas Gerais. Até hoje já foram confirmadas 54 mortes e outras 85 são investigadas. O Brasil tem 901 novos casos suspeitos e, desse total, 151 foram confirmados. Para evitar o crescimento, 256 municípios de Minas, Espírito Santo, Rio, Bahia e São Paulo vão receber reforço de vacina para 8,6 milhões de pessoas.
Rodrigo Paiva/UOL
Rodrigo Paiva/UOL

Já é Carnaval!

O Carnaval é só no fim de fevereiro, mas o esquenta já está começando em muitas cidades. Neste sábado e domingo em São Paulo a cidade vai ter vários blocos de rua. Um dos destaques é o CarnaValesca, puxado pela funkeira Valesca, no Teatro Mars, na Bela Vista. Já o Rio vai oferecer opções para quem busca calmaria e folia. A prefeitura da cidade autorizou 450 blocos para desfilar neste ano. Quem for curtir o Carnaval baiano vai ver novidades. Este ano os blocos vão sair sem as cordas que costumam separar o folião que paga do que não paga. A festa oficial vai ser no dia 22.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos