Giro UOL traz os destaques da manhã desta sexta, 05/05, para você

Do UOL, em São Paulo

Dida Sampaio/Estadão Conteúdo
Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

Ex-ministro solto

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu chegou ontem ao prédio onde mora em Brasília e foi hostilizado por cerca de 50 manifestantes ligados ao movimento Nas Ruas, além de moradores da vizinhança. Alguns dos manifestantes invadiram a garagem do prédio e deram socos no carro que transportava o petista. Um efetivo de 15 policiais militares do Distrito Federal conteve os manifestantes, que gritavam "Fora, Dirceu" e "Dirceu ladrão, seu lugar é na prisão".
Ag. O Globo/Arte/UOL
Ag. O Globo/Arte/UOL

Mais um departamento de propina

Em depoimento ao juiz Sergio Moro, o ex-executivo da OAS Agenor Franklin Medeiros, que é réu em uma ação penal contra o ex-presidente Lula, descreveu pagamentos de propina da empreiteira a três partidos políticos e a existência de uma área de "vantagens indevidas" no grupo. Em seu depoimento, Medeiros disse que está disposto a colaborar com a Justiça. Ele afirmou que os advogados dele estão conversando com os procuradores, mas não há ainda uma proposta fechada para firmar a colaboração premiada.
iStock
iStock

Compromisso na ONU

Pressionado pela comunidade internacional, o governo brasileiro informa que vai assumir um compromisso de reduzir em 10% a população carcerária até 2019. O anúncio foi feito em uma reunião fechada entre a Secretaria Especial de Direitos Humanos e ONGs brasileiras e internacionais, às vésperas do principal exame das políticas de direitos humanos do país, que ocorre hoje em Genebra, na ONU. Procurada, a missão do Brasil em Genebra não retornou os pedidos da reportagem sobre esclarecimentos, nem sobre como isso seria feito, mas entidades como Anistia Internacional e outros grupos confirmaram que a promessa foi declarada no encontro pela primeira vez.
(Alice Vergueiro/ Folhapress
(Alice Vergueiro/ Folhapress

Agenda de protestos

As centrais sindicais que organizaram a greve geral da última sexta-feira (28) definiram um calendário de ações em Brasília. O plano é visitar deputados e senadores entre os dias 8 e 12 de maio para convencê-los a rejeitar as propostas de reforma da Previdência e trabalhista. Entre os dias 15 e 19, manifestações devem ser feitas no Congresso contra as votações dos projetos. As decisões foram tomadas ontem em reunião na sede da CUT, em São Paulo.
Compartilhe
AFP PHOTO / CHRISTOPHE SIMON
AFP PHOTO / CHRISTOPHE SIMON

Cielo sem índice

O nadador brasileiro Cesar Cielo não vai disputar os 100 m livre no Mundial de Budapeste, na Hungria. Atual recordista mundial da prova, Cielo foi apenas o terceiro colocado na final do Troféu Maria Lenk. Ele completou a prova com o tempo de 48s92, que não foi suficiente nem mesmo para colocá-lo entre os 20 melhores do ranking. Cielo ainda pode se garantir no Mundial pelos 50 m livre, pelos 50 m borboleta ou pelo 4x100 livre, caso seja convocado.
Compartilhe
Reprodução/Twitter
Reprodução/Twitter

Derivada de GoT?

Game of Thrones só terá mais duas temporadas, mas a HBO, detentora da série, já pensa em como continuar aproveitando o sucesso de audiência. De acordo com a revista Variety, o canal já contratou quatro roteiristas para trabalhar em séries derivadas de Game of Thrones. A ideia é que eles produzam quatro roteiros, sendo que a emissora deve escolher um ou dois para produzir. Ainda não há previsão de quando as novas atrações devem estrear.
Compartilhe

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos