Giro UOL traz os destaques da manhã desta sexta, 17/02, para você; ouça

Luiz Gomes

Do UOL, em São Paulo

Mauro Pimentel/Folhapress
Mauro Pimentel/Folhapress

É errado, mas comum

Em depoimento na Lava Jato, o ex-ministro Tarso Genro (PT) admitiu que o caixa 2 de campanha era uma prática comum em eleições e disse que tal pratica deve ter ocorrido em todos os partidos. O ex-ministro do governo Lula disse que a prática de não contabilizar doações não ocorria por intenção de partidos ou candidatos, mas sim por exigência das empresas doadoras. Tarso Genro depôs como testemunha de defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, réu em ação penal da operação Lava Jato sob a acusação de ter recebido vantagens indevidas da construtora OAS.
REUTERS/Rodolfo Buhrer
REUTERS/Rodolfo Buhrer

Muitas perguntas, poucas respostas

Em uma série de perguntas enviadas à Justiça Federal em Brasília, o ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) questionou o presidente Michel Temer se ele tem conhecimento de "vantagem indevida" oferecida ao ministro Moreira Franco num esquema de desvios do FI/FGTS. Preso pela Lava Jato em Curitiba, Cunha chamou Temer como testemunha e elaborou 19 questões. O ex-deputado também questionou se o presidente participou de reuniões com os empresários Léo Pinheiro (OAS) e Benedicto Júnior (Odebrecht) para tratar de doações de campanha.
Pedro Ladeira/Folhapress
Pedro Ladeira/Folhapress

Pezão fora?

O Psol protocolou um pedido de impeachment do governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB) e do vice, Francisco Dornelles (PP), na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). Em caso de impedimento de ambos, o presidente da Alerj, Jorge Picciani (PMDB), assumiria o comando do Estado. De acordo com o deputado Marcelo Freixo (Psol), os motivos do pedido são o rombo do Estado na Previdência, as isenções fiscais a empresas e o não-cumprimento do mínimo constitucional de 12% de gastos em saúde.
Antonio Lacerda/Efe
Antonio Lacerda/Efe

Petrobras menor

Com preços mais altos do que o mercado internacional durante boa parte do ano, a Petrobras perdeu participação no suprimento de combustíveis ao mercado brasileiro em 2016. A perda ocorreu tanto nas importações de produtos quanto na venda no varejo, que é feita por meio da subsidiária BR Distribuidora. A empresa, que foi responsável por 83,7% das importações de gasolina em 2015, teve a participação reduzida para 59,7%, segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). No caso do diesel, a queda foi de 84,2% para 16,4%.
Arte/UOL
Arte/UOL

Mais teto na casa própria

O Conselho Monetário Nacional decidiu aumentar, até o fim deste ano e somente para imóveis novos, o limite da casa própria que pode ser financiado com o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para R$ 1,5 milhão. A medida vale para financiamentos contratados entre 20 de fevereiro e 31 de dezembro deste ano em todos os Estados brasileiros. O objetivo da mudança é estimular a construção civil, que cortou 776 mil postos de trabalho com carteira assinada nos últimos dois anos, e beneficiar a classe média.
Tom Munro/Variety
Tom Munro/Variety

Novidades do Rock in Rio

Justin Timberlake, Frejat, Skank, Alter Bridge e Chic foram confirmados na próxima edição do Rock in Rio, que acontece em setembro no Parque Olímpico de Jacarepaguá, na capital fluminense. Uma das atrações do Rock in Rio 2013, Justin Timberlake volta ao festival para encerrar os shows no palco Mundo no dia 17, enquanto o cantor Frejat vai abrir o mesmo palco no mesmo dia. Já os mineiros do Skank se apresentam na noite de 16 de setembro, a segunda do evento.
Felipe Panfili/Divulgação
Felipe Panfili/Divulgação

O CarnaUOL tá chegando!

Neste fim de semana vai rolar o maior festival de pré-Carnaval de São Paulo, o CarnaUOL, que acontece no sábado e no domingo a partir das 13h, no Estádio do Canindé. Durante o final de semana, o evento vai reunir mais de 20 atrações, entre bandas, duplas sertanejas e DJs. O espaço terá dois camarotes, uma pista, uma pista premium e uma área completa de alimentação. Entre os destaques da quarta edição do evento estão nomes como Matheus e Kauan, Durval Lelys, Banda Eva com participação de Anitta, DJ Alok e Zé Neto e Cristiano.
Arte UOL
Arte UOL

Receba o Giro UOL por e-mail

Em duas edições diárias, um resumo das notícias mais importantes para começar e terminar o seu dia. É grátis! Envie um e-mail para uolnoticias@uolrelacionamento.com.br com a frase Quero receber o Giro UOL no campo Assunto/Subject e pronto!

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos