Desligou no feriado da Proclamação da República? Veja o que foi notícia

Do UOL, no Rio

Nesse feriadão da Proclamação da República, imagens da maior superlua vista em 68 anos tomaram as manchetes, duas pessoas morreram após um deslizamento de terra causado pelas fortes chuvas em Petrópolis (RJ) e o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, reafirmou promessas de campanha e prometeu deportar ao menos 3 milhões de imigrantes ilegais. Veja essas e outras notícias que marcaram o feriado prolongado.

Chuva causa deslizamento de terra e duas mortes em Petrópolis (RJ)

O forte temporal que atinge o Estado do Rio de Janeiro desde a última sexta (11) causou deslizamento de terra na noite desta segunda-feira (14) em Petrópolis, na região serrana. Cerca de 15 famílias estão desalojadas. A Defesa Civil e a Secretaria da Segurança Pública informaram que encontraram na manhã desta terça-feira (15) dois corpos --um homem de 70 anos e uma mulher de 49--, que estavam soterrados depois de um deslizamento de solo e rochas na rua Uruguai, no Quitandinha.
Renato S. Cerqueira/ Futura Press/ Estadão Conteúdo
Renato S. Cerqueira/ Futura Press/ Estadão Conteúdo

Jovens mortos em chacina em SP são enterrados

O enterro coletivo de quatro dos cinco jovens mortos em uma chacina na Grande São Paulo aconteceu na tarde deste sábado (12), no cemitério da Vila Alpina. Os corpos chegaram ao local por volta das 16h e foram recebidos com muito choro. A pedido das famílias, os quatro foram velados juntos, do lado de fora das salas de velório. O corpo de Jones Ferreira Januário, 30, foi enterrado na tarde deste domingo (13) no cemitério da Vila Formosa, na zona leste de São Paulo, separado dos demais devido à demora do IML (Instituto Médico Legal) em liberá-lo.
Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Temer evita falar de caixa 2 e diz que prender de Lula traria instabilidade

Em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, nesta segunda-feira (14), o presidente Michel Temer evitou responder qual é a sua opinião sobre a proposta de anistiar o caixa dois e disse que uma possível prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva traria instabilidade ao país. "Se você me perguntar 'se Lula for preso isso causa um problema para o governo?' Eu acho que causa. Não para o governo, mas para o país. Porque haverá evidentemente movimentos sociais. Toda vez que você tem um movimento social de contestação, especialmente de uma decisão do Judiciário, isso pode criar uma instabilidade", afirmou.
Royal New Zealand Defense Force/AP
Royal New Zealand Defense Force/AP

Terremoto seguido de tsunami deixa 2 mortos na Nova Zelândia

Ao menos duas pessoas morreram em decorrência de um forte terremoto que atingiu a Nova Zelândia às 23h no horário local (9h em Brasília) deste domingo (13). Com magnitude 7,8, o tremor foi registrado a cerca de 90 quilômetros ao nordeste da cidade de Christchurch, na ilha sul do país. O terremoto foi seguido por várias réplicas, danificando construções em diversas cidades, e gerou um tsunami com ondas de dois metros de altura, que atingiram a costa leste da ilha sul.
Damon Winter/ The New York Times
Damon Winter/ The New York Times

Trump promete expulsar de dois a três milhões de imigrantes ilegais

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou atrás neste domingo em sua proposta de deportar os 11 milhões de imigrantes ilegais que vivem no país e afirmou que as expulsões afetarão somente os imigrantes com antecedentes criminais -- entre dois e três milhões de pessoas. "O que vamos fazer é pegar as pessoas que são criminosas e que têm antecedentes, bandidos, traficantes de droga, provavelmente dois milhões, poderiam ser inclusive três milhões, e vamos tirá-los do país ou vamos encarcerá-los", declarou Trump em entrevista para o programa "60 minutes" da emissora "CBS" em sua primeira aparição na TV após seu triunfo nas eleições. Ele também disse que abrirá mão de seu salário no cargo, de US$ 400 mil (cerca de R$ 1,3 milhão) por ano.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos