Equipe de TV brasileira é presa e interrogada pelo Hezbollah

Da Agência JB

O repórter Marcos Losekan e o cinegrafista Paulo Pimentel, da TV Globo, foram presos e interrogados, em Beirute, capital do Líbano, por integrantes do Hezbollah, organização política e militar dos muçulmanos xiitas, nesta segunda-feira. De acordo com a matéria veiculada no Jornal Nacional, os jornalistas tiveram os documentos, os celulares e o equipamento apreendidos. Após cinco horas, eles foram liberados.

Os jornalistas realizavam uma reportagem sobre a padaria Pão e Armas, a mais badalada da capital Beirute, situada em um bairro controlado pelo Hezbollah. No local, os sanduíches tem nomes de armas. Réplicas de fuzis estão expostos nas paredes e a trilha é embalada por sons de tiroteios, explosões e guerra, conforme veiculado na matéria do Jornal Nacional.

No meio da reportagem, homens do Hezbollah interromperam a matéria. Apesar de apresentar as credenciais emitidas pelo Ministério das Relações Exteriores do Líbano, os jornalistas foram detidos e obrigados a entrar em um veículo, sendo levados para um lugar ignorado, onde foram interrogados.

Segundo o repórter Marcos Losekan, a documentação dele e do cinegrafista Paulo Pimentel foi apreendida, assim como os celulares e o equipamento de filmagem. Antes de devolver o material, os membros do Hezbollah retiraram os cartões dos telefones e a fita da câmera. No entanto, ela havia sido trocada no momento da prisão dos jornalistas, com as imagens da reportagem preservadas.

Ainda segundo a reportagem do Jornal Nacional, o Consulado do Brasil em Beirute entrou com uma reclamação formal junto a representação libanesa. O governo do Líbano disse que contra o Hezbollah nada ou quase nada pode ser feito.

Criado em 1982, após a invasão de Israel ao sul do Líbano, o Hezbollah (que significa Partido de Deus), é uma organização de resistência contra Israel e os Estados Unidos, sendo considerado por esses países como um grupo terrorista. O grupo também faz oposição ao governo libanês.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos