Polícia Militar começa a deixar a Vila Cruzeiro

Da Redação
No Rio de Janeiro

A desocupação na comunidade da Vila Cruzeiro, na Penha, zona norte do Rio de Janeiro, está sendo feita gradualmente pelos homens do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) e do 16º BPM (Olaria). Ainda não há previsão para que todos os policiais deixem o local.

Segundo a assessoria da Polícia Militar, o objetivo da operação era encontrar o cativeiro onde estavam os três chineses e o conselheiro da embaixada do Vietnã no Brasil, Vu Thanh Nam, seqüestrados no último sábado (16).
  • Agência JB

    A Polícia Civil apreendeu meia tonelada de maconha e um tonel
    de lança-perfume

  • Bruno Gonzalez/Agif/AE

    Policial mostra local onde três chineses e o conselheiro da embaixada do Vietnã ficaram presos na VIla Cruzeiro


    Uma das vítimas, Liu Chang Hong, ajudou os policiais a encontrarem o cativeiro circulando pela favela dentro de um carro blindado. Nesta terça-feira (19), 300 homens da Polícia Civil estavam na favela e apreenderam meia tonelada de maconha e um tonel com 'cheirinho da loló' (nome popular de um entorpecente preparado clandestinamente baseado em clorofórmio).

    Nesta manhã, em evento do Instituto de Segurança Pública, o secretário estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, falou sobre o caso. "É uma investigação que nós vamos ter que aprofundar muito, porque existe uma série de hipóteses e nenhuma pode ser descartada", afirmou.

    Histórico
    Os chineses Jin Bao Hong, You Bem Gang, Liu Chang Hong e o conselheiro da embaixada do Vietnã no Brasil, Vu Thanh Nam, foram seqüestrados na manhã de sábado (16). Eles estavam na estrada das Paineiras, que dá acesso ao Corcovado, um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro.

    Os seqüestradores usavam roupas com inscrições da Polícia Civil e estavam armados com fuzis. A polícia descartou a hipótese de assalto, e trabalha com as possibilidades de disputa por mão-de-obra chinesa e até envolvimento do traficante Fernandinho Beira-Mar.

    Os quatro homens conseguiram fugir no domingo (17). O conselheiro voltou de táxi para o hotel onde estava hospedado e Liu Chang Hong foi encontrado em Del Castilho, na zona norte do Rio. Jin Bao Hong e You Bem Gang foram achados nesta segunda (18), em Ramos, na mesma região da cidade.

    Receba notícias do UOL. É grátis!

    Facebook Messenger

    As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

    Começar agora

    Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

    UOL Cursos Online

    Todos os cursos