Vila Cruzeiro está ocupada por tempo indeterminado

Da Agência JB

Homens do Bope e do 16º BPM (Olaria) ocupam nesta terça-feira a Vila Cruzeiro, na Penha, na zona norte do Rio de Janeiro. O objetivo da ocupação, que começou na tarde de ontem por determinação do secretário Estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, é encontrar os suspeitos de terem seqüestrado um diplomata do Vietnã e de três turistas chineses. Até o momento ninguém foi preso.

Segunda a Polícia, os seqüestradores já foram identificados. O líder seria o chefe do tráfico da Vila Cruzeiro, Fabiano Atanasio da Silva, vulgo FB.

Para Beltrame, o seqüestro dos turistas ainda é um mistério. Uma linha de investigação é de que o crime seria uma retaliação da máfia chinesa, insatisfeita porque não estaria recebendo dinheiro de uma empresa que contrata mão-de-obra oriental.

Nesta terça-feira, a polícia conseguiu chegar até o cativeiro com a ajuda de uma das vítimas, o chinês Liu Chang Hong. Ele chegou até o alto do morro em um carro blidado da polícia acompanhado de um intérprete e do delegado da Delegacia de Atendimento ao Turista (Deat), Fernando Veloso, responsável pelas investigações.

Policiais da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas(DRFC) apreenderam meia tonelada de maconha e um tonel com cheirinho da loló. A droga foi encontrada no alto da Vila Cruzeiro, na localidade conhecida como Vacaria, mesmo local localidade onde funcionava o cativeiro.

Policiais também encontrararam um local para embalar drogas, onde foram apreendidos 7 kg de maconha, uma calça camuflada, material para endolação, e fermento utilizados na produção da droga. Uma pessoa foi detida para averiguação, e foram recuperados dois carros, um caminhão e quatro motos roubadas.

Relembre a história
No sábado, o conselheiro da Embaixada do Vietnã no Brasil, Vu Thanh Nam, 56 anos, e três chineses, funcionários da Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA) foram mantidos reféns, após serem seqüestrados na estrada das Paineiras.

Das quatro vítimas, duas foram encontradas nesta segunda-feira: Jin Bao Hong, 39 anos, e You Bengang, 46, se esconderam na mata da favela durante a noite, e pegaram um taxi pela manhã, até a empresa onde trabalham, em Santa Cruz.

Outra vítima dos bandidos, Liu Chang Hong, 36 anos, foi encontrado em Del Castilho, no fim da noite de domingo. Ele fugiu com o diplomata vietnamita, mas ficou escondido até a noite, para sair da favela.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos