Estrutura de prédio desaba no centro histórico de Natal

Da Redação
Em São Paulo

O forro de PVC de um prédio no bairro da Ribeira, centro de Natal, desabou na segunda-feira (25) por volta do meio-dia, informou a "Tribuna do Norte". O incidente não deixou feridos, mas a vizinhança do imóvel tem valor histórico reconhecido: na mesma avenida Tavares de Lira onde localiza-se a construção, por exemplo, fica o antigo cais do porto da cidade.

A estrutura de PVC teria caído por não suportar o peso de vigas de madeira corroídas por cupins. No local, funcionava atualmente uma peixaria.

Segundo o jornal potiguar, muitos dos prédios antigos da região correm risco de desabamento.

Além do cais do porto, o bairro conta com construções importantes para a história local, como o conjunto arquitetônico do Largo da Rua Chile e o Teatro Alberto Maranhão, que data de 1898. De acordo com o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o centro histórico de Natal, do qual fazem parte os bairros da Ribeira e Cidade Alta, possui 150 imóveis de estilos colonial, neoclássico, art decó e modernista.

O Iphan apresentou em abril deste ano um dossíê que propõe o tombamento do centro histórico de Natal, composto pelos bairros da Ribeira e Cidade Alta.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos