Pelo telefone, bombeiro ajuda mãe a dar à luz

Guilherme Balza
Em São Paulo

Um bombeiro ajudou uma mãe a dar à luz a uma menina em Santa Maria (RS), prestando atendimento via telefone. Rosemari Ribeiro, 26 anos, entrou em trabalho de parto quando estava em casa, na Vila Pôr-do-Sol, periferia da cidade, chamou a ambulância, mas não foi atendida.

Quando a bolsa estourou, na manhã desta terça-feira (26), um grupo de vizinhos a socorreu e ligou para o corpo de bombeiros do município. Quem atendeu foi o soldado Dilmar Antonio Pinheiro Lopes, que pelo telefone passou as orientações básicas.

"Todos estavam desesperados, sem saber o que fazer. Eles me disseram que a bebê estava ficando muito roxa e não havia chorado. Procurei acalmá-los e disse para limparem as vias aéreas da menina. Daí a criança começou a chorar e todos ficaram mais aliviados".

Lopes manteve contato com as pessoas na casa por quase 30 minutos, até a equipe de resgate chegar ao local.

De acordo com o bombeiro, Rosemari não foi atendida porque na cidade só existem duas ambulâncias para o atendimento domiciliar, uma no hospital do centro - que estava atendendo um motoqueiro ferido gravemente em um acidente - e outra no hospital universitário, situado numa região muito distante do bairro de Rosemari.

"Aqui em Santa Maria é o corpo de bombeiros que faz esse tipo de atendimento. Não temos Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e a prefeitura só presta atendimento a alcoólatras, moradores de rua e indigentes", lamentou.

"Dois hospitais particulares nos ajudam, voluntariamente, emprestando as suas ambulâncias, mas na hora elas estavam atendendo a clientes particulares. Precisamos de pelo menos mais duas ambulâncias", declarou Lopes.

Apesar de todos as dificuldades, a mãe e a bebê, batizada de Vitória Caroline, passam bem e repousam na Santa Casa do Município. Dilmar não esconde a satisfação por ter ajudado a salvar uma vida.

"Trabalho há 20 anos no corpo de bombeiros e estou muito feliz. Acho que consegui cumprir meu dever e isso traz uma gratificação imensa", concluiu o soldado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos