PF desarticula quadrilha que fraudava certificados de licenciamento no Detran da Paraíba

Roberta Lopes
Da Agência Brasil

A Polícia Federal desarticulou hoje (29) um esquema de inserção de dados falsos nos sistemas do Departamento de Trânsito (Detran) do Estado da Paraíba. A operação, batizada de Cascavel, contou com apoio Polícia Rodoviária Federal, do Ministério Público da Paraíba e da Secretaria de Segurança. A PF cumpre no estado 35 mandados de prisão temporária e 60 mandados de busca e apreensão.

Segundo informações da PF, os criminosos tinham a colaboração de funcionários responsáveis pela inserção dos dados no sistema do Detran. As investigações constataram que a quadrilha atuava no roubo de carros e mudavam os dados identificadores dos veículos para conseguir regularizá-los com a ajuda de estelionatários e despachantes que conseguiam novos Certificados de Licenciamento e Registro dos Veículos pelo Detran.

Também foi descoberto pela PF que os criminosos atuavam no esquema de fraude na emissão de carteiras de habilitação. Com as investigações, a polícia verificou a emissão irregular de várias carteiras de habilitação e a regularização fraudulenta de 300 veículos.

Em nota, divulgada no site, o Detran informa que assim que tiver conhecimento dos nomes dos funcionários envolvidos, eles serão afastados da função. O comunicado também ressalta que a direção do órgão espera que os culpados respondam pelos erros praticados.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos