População brasileira chega a 189,6 milhões de habitantes, estima IBGE

Cristiane Ribeiro
Da Agência Brasil

Os 5.565 municípios brasileiros têm atualmente 189,6 milhões de habitantes e a capital paulista é a mais populosa, com 10,9 milhões de pessoas. É o que mostra a pesquisa Estimativas Populacionais 2008, divulgada hoje (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O estudo indica que no segundo lugar do ranking dos municípios mais populosos do país aparece o Rio de Janeiro, com 6,1 milhões de habitantes, e, em seguida, Salvador, com 2,9 milhões.

Belo Horizonte, que no ano 2000 ocupava o quarto lugar, agora está na sexta posição. A capital mineira foi ultrapassada pelo Distrito Federal, que neste ano atingiu uma população de 2,5 milhões de pessoas. Fortaleza manteve nos últimos oito anos o quinto lugar na lista.

A pesquisa mostra que, na outra ponta, está o município de Borá, em São Paulo, que continua com a menor população do país, estimada em 834 habitantes, apenas 39 a mais do que em 2000. Dentre os cinco municípios brasileiros com menos de mil habitantes em 2000, somente Borá e a cidade mineira de Serra da Saudade (com 889 habitantes) continuaram nessa posição em 2008. A pesquisa divulgada hoje inclui o novo município de Nazária (PI).

De acordo com o IBGE, para os novos resultados populacionais foi utilizada uma metodologia que conciliou os dados do censo com os componentes demográficos, o que permitiu avaliar e até corrigir informações sobre o volume e a composição da população por sexo e idade.

Os dados foram divulgados na edição de hoje do Diário Oficial da União. Segundo o IBGE, as prefeituras têm 20 dias, a contar da publicação, para reclamar das informações contidas no estudo. Depois desse prazo, o IBGE tem até o dia 31 de outubro para encaminhar as estimativas ao Tribunal de Contas da União (TCU).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos