Rodízio de caminhões melhora tráfego em 22%, afirma prefeitura

Da Redação
Em São Paulo

Após um mês da implantação do rodízio municipal para os caminhões, o trânsito melhorou 22% em São Paulo em relação ao primeiro semestre deste ano e ao mesmo período do ano passado, divulgou nesta sexta-feira (29) a Secretaria Municipal dos Transportes. A prefeitura considera que a criação da Zona Máxima de Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC), que restringe caminhões das 5h às 21h, também favoreceu a redução.

Segundo nota, o rodízio tirou das ruas 20% dos caminhões que trafegavam nos horários de pico na avenida dos Bandeirantes e nas marginais Pinheiros e Tietê.

O número de acidentes envolvendo caminhões na região central da cidade também diminuiu. A prefeitura afirma que, em junho deste ano, foram registradas 2.412 ocorrências envolvendo caminhões, sendo que 209 se deram dentro da ZMRC. Até 27 de agosto, foram 2.349 acidentes, sendo que 178 aconteceram dentro da ZMRC.

Multas
Inicialmente, as multas por desrespeito à ZMRC chegaram à média diária de 1.100. Atualmente, são cerca de 300 autuações por dia.

No caso do rodízio municipal, foram 800 autuações por dia na época da implantação; hoje a média está em torno de 500 multas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos