Polícia prende seis supostos milicianos ligados a deputado do Rio

Juliana Castro
No Rio de Janeiro

A polícia civil cumpriu nessa sexta-feira seis mandados de prisão contra suspeitos de integrar uma milícia que domina a Favela da Foice na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Ela seria liderada pelo deputado estadual petista Jorge Babu, afastado provisioriamente do partido por 60 dias.

Os presos são o tenente-coronel Carlos Jorge Cunha, os PMs Davinilson Freitas dos Santos, Leonardo Morais de Andrade e Alfredo de Oliveira Cândido. Além deles, foi preso o bombeiro Carlos José Dias e um vendedor de uma loja de eletrodomésticos, Roberto de Lima. A polícia ainda procura três civis e um fuzileiro naval.

Não houve mandado de prisão contra Babu, que por ter foto privilegiado só pode ser preso se pego em flagrante e por crime inafiançável.

Na operação, foram apreendidas quatro máquinas caça-níqueis e dez botijões estocados de forma irregular, além de registros de moradores para controle de pagamento aos milicianos. "A população não poderia receber cartas ou remédios em casa se não estivesse em dia com o pagamento", afirmou o secretário de Segurança do Rio de Janeiro José Mariano Beltrame.

Material de campanha do irmão de Babu, o candidato a vereador Elton Babu, foi apreendido na associação de moradores. O material vai ser encaminhado ao TRE do Rio. O nome de Elton, no entanto, não aparece nas investigações.

Foram cumpridos também 20 mandados de busca e apreensão. Segundo a polícia, os moradores eram obrigados a colocar material de campanha nas residências. "Eles também faziam insinuações de que a pessoa devia mudar o foro eleitoral para votar neles", disse a corregedora da polícia civil Ivanete Fernanda de Araújo.

Segundo as investigações que começaram em março de 2007, o deputado estadual dividia a chefia da milícia com um tenente-coronel que já havia sido afastados da função e estava no DGP (Diretoria Geral de Pessoal).

Há escutas telefônicas que ligam o grupo à prática de homicídios na região. Segundo Beltrame, 400 policiais foram expulsos em 20 meses por envolvimento com atividades ilícitas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos