Pintura de 300 anos é encontrada em igreja de João Pessoa

Silvana Salles
Do UOL Notícias
Em São Paulo

Uma pintura de estilo barroco com cerca de 300 anos de idade foi encontrada debaixo de camadas de tinta no forro da Igreja de Nossa Senhora do Carmo em João Pessoa (PB). A descoberta foi feita durante os trabalhos de restauração no templo, que começaram em 2007. Agora, as tábuas que continham a obra estão sendo preparadas para voltar ao teto do local.

Segundo o diretor técnico da Superintendência Regional do Instituto do Patrimônio Histório e Artístico Nacional (Iphan) para a Paraíba e o Rio Grande do Norte, Umbelino Peregrino, a pintura barroca foi feita em têmpera entre o final do século 17 e o começo do século 18 e traz motivos relacionados à ordem católica dos carmelitas, como querubins, anjos e imagens dos santos Eliseu e Elias. Ela se localizava em um espaço de 114m² na área da capela-mor da igreja, onde deverá ser recolocada.

"Em algumas partes, havia até nove cadamas de tinta acima da pintura", diz Peregrino. Para recuperar a obra, as camadas superiores de tinta foram retiradas manualmente com bisturi, e as mais próximas ao desenho original receberam aplicações de solvente à base de água.

A estrutura das tábuas estava comprometida por cupins e também está sendo reformada. O forro da capela-mor deverá ser entregue para ser reinstalado até março de 2009. Depois, o forro da nave da Igreja do Carmo também passará por tratamento.

De acordo com o diretor técnico do Iphan na região, não é incomum encontrar obras de arte escondidas por camadas de tinta mais recentes em igrejas de todas as regiões do Brasil.

"Muitas vezes o forro de uma igreja se deteriorava, e para evitar a degradação, pintava-se por cima de uma pintura. Achava-se que não tinha mais jeito e pintava-se", explica Peregrino. Foi o que aconteceu com as igrejas de São Francisco e da Misericórdia, que assim como o Carmo foram construídas a partir do século 16 no centro de João Pessoa. Os três templos são tombados como Patrimônio Histórico.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos