Cerca de 4 mil homens do Exército ocupam o Complexo do Alemão no Rio

Do UOL Notícias*
Em São Paulo

O Exército ocupou nesta quarta-feira o Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro, com seu maior contingente desde o início da operação Guanabara. A ação começou no dia 11 de setembro com o objetivo de combater traficantes e milícias em currais eleitorais. Foram seis helicópteros, 60 caminhões,cerca de 20 canhões, 4 mil homens do Exército.

"Nós não tivemos nenhum enfrentamento, nenhuma apreensão de arma, não precisamos usar a força. Nossa simples presença com todos esses meios foi suficiente para garantir a segurança [dos locais]", declarou o porta-voz da operação, coronel André Luiz Novaes.

A forte presença das tropas no interior de cinco comunidades do Alemão parece não ter alterado a rotina dos moradores e comerciantes locais.

A movimentação dos militares foi, aliás, acompanhada por olheiros de traficantes de drogas. A informação foi confirmada pelo presidente em exercício do TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio), desembargador Alberto Motta Moraes.

"Ouviu-se muita conversa das radiocomunicações deles, relativa até ao helicóptero que estava chegando e eles confundiram com o da polícia. A gente sabe que está sendo observado não só pela imprensa, mas também por outros", disse o desembargador.

Maria Gomes, dona de uma pequena banca de jornais da Favela Nova Brasília, disse que nada mudou com a chegada do Exército, seja para melhor ou pior. "Com Exército ou sem Exército é tudo a mesma coisa", diz ela. "Não faz diferença nenhuma."

Fiscais do TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral) aproveitaram a incursão para remover propaganda eleitoral irregular, como faixas e panfletos. A maioria do material recolhido era do candidato a prefeito Eduardo Paes (PMDB).

O desembargador Roberto Motta Moraes elogiou o trabalho das tropas, mas ressaltou que uma avaliação definitiva só poderá ser feita após as eleições.

*Com informações da Agência Brasil e da Folha Online

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos