Farmácia é autuada por fazer propaganda de remédio que "driblaria" a lei seca

Do UOL Notícias
Em São Paulo

Uma farmácia no bairro Menino Deus, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, foi autuada nesta quarta-feira (1º) pelo Conselho Regional de Farmácia por divulgar propaganda enganosa. Em um cartaz, a farmácia propagandeava um remédio capaz de driblar o teste do bafômetro. As informações são do "Zero Hora".
  • Ronaldo Bernardi/Agência RBS

    Segundo o cartaz, o motorista não teria problemas com a lei seca, pois o medicamento seria capaz de mascarar os efeitos da bebida


Segundo o cartaz, o motorista não teria problemas com a chamada lei seca, que proíbe os motoristas de dirigir com qualquer teor alcóolico no sangue, pois o medicamento seria capaz de mascarar os efeitos da bebida. O remédio, que entrou no mercado no mês de agosto, é destinado para pacientes de alcoolismo crônico.

Ainda segundo o "Zero Hora", um voluntário da Fundação Tiago de Moraes Gonzaga se submeteu a um teste para comprovar a eficácia do remédio. Ele bebeu quatro latas de cerveja, mas meia hora depois de tomar o medicamento, o bafômetro continuou acusando a presença do álcool.

"A farmácia foi notificada por propaganda enganosa ao consumidor. A farmacêutica, que estava no local, foi conivente e pode pegar de três meses a um ano e meio de suspensão", afirmou o representante do Conselho Regional de Farmácia ao "Zero Hora".

Um dos proprietários da farmácia, que disse não ter visto o cartaz, disse que irá tomar todas as medidas para punir os responsáveis.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos