Linha 3 do Metrô tem licença liberada, mas ligação Rio-Niterói ainda está distante

Luiz Thiago Santos
Do UOL Notícias
No Rio de Janeiro

A linha 3 do metrô, que ligará o centro do Rio de Janeiro aos municípios de Niterói e São Gonçalo, está um pouco mais perto de sair do papel. Nesta quinta-feira (2), a Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (Feema), expediu a licença ambiental prévia para o início das obras. Nos próximos dias, a Comissão Estadual de Controle Ambiental (CECA) oficializará o processo. O projeto, apresentado em 1999, estava inerte desde 2002.

Apesar de representar um importante passo no andamento do projeto, os cidadãos que atravessam a ponte Rio-Niterói com freqüência não devem se entusiasmar. A primeira fase da empreitada compreende somente o trajeto que liga Niterói a São Gonçalo. A ligação com a linha 1, a partir da estação Carioca, só será iniciada em um segundo momento. O tempo previsto para a execução das duas fases da obra é de 54 meses.

Segundo estudos, o trecho entre as estações Araribóia e Guaxindiba beneficiará aproximadamente 100 mil pessoas por dia. O tempo de deslocamento estimado é de 57 minutos para o percurso de ida e volta, considerando o tempo em que o trem permanecerá parado nas plataformas de embarque. O início das obras está previsto para 2009.

Segundo o professor de engenharia de tráfego da UFRJ Paulo César Ribeiro, esta primeira fase será de grande valia para a população da região. "Com certeza esse trecho da linha três beneficiará muita gente. Será um grande avanço", afirma, ressaltando que toda e qualquer expansão do sistema metroviário é necessária diante da situação atual dos transportes públicos no Rio de Janeiro.

"É tudo tão urgente nesse sentido, que não cabe hierarquizar obras ou projetos", disse, ao ser indagado se a expansão do centro do Rio até a Barra não atenderia a uma demanda maior de passageiros.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos