Moradores de São Cristóvão, em Salvador, acusam policiais de matar adolescente

Gabriel Carvalho
Especial para o UOL
Em Salvador (BA)

Dezenas de moradores do Conjunto Habitacional São Cristóvão, na periferia de Salvador (BA), bloquearam a avenida Dorival Caymmi, que dá acesso ao aeroporto da capital baiana, queimando pneus e madeiras utilizadas na obra do complexo viário Dois de Julho, nesta quinta-feira (2).

Esta foi a forma que os manifestantes encontraram para protestar contra a morte do adolescente José Nilton de Jesus Nascimento, 16, na noite de quarta-feira, na localidade conhecida como Planeta dos Macacos. Segundo testemunhas, o garoto estava na porta de casa com uma vizinha quando policiais da Rondas Especiais (Rondesp) chegaram atirando em busca de três homens desarmados. Um dos disparos teria atingido José Nilton.

  • Arestides Baptista/A Tarde/AE

    Moradores de São Cristovão, em Salvador, acusam policiais militares de serem autores dos disparos que mataram um jovem de 16 anos

No momento em que o adolescente foi baleado na zona norte da cidade, um policial foi assassinado no bairro do Uruguai, na zona sul. O soldado PM Adilson Lima Santos, 39 anos, foi morto com vários tiros disparados por dois homens em uma moto. Lima Santos estava há 19 anos na corporação e foi o 26º policial assassinado em Salvador em 2008.

Time do Bahia à pé
O protesto teve mais de duas horas de duração e provocou congestionamentos em toda a região da Rótula do Aeroporto, cujo tráfego já está bastante complicado em função das obras do novo complexo viário, composto por quatro viadutos.

Por causa do congestionamento, os jogadores do Bahia tiveram de descer do ônibus que os transportava do Fazendão, o centro de treinamentos do clube, em Itinga, no município de Lauro de Freitas, e ir andando até o aeroporto.

Do contrário, a delegação teria perdido o vôo programado para às 9h10, com destino a Natal, onde a equipe vai enfrentar o ABC na noite desta sexta-feira.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos