PF apreende carcaças de pneus importados ilegalmente em Osasco (SP)

Do UOL Notícias
Em São Paulo

A Polícia Federal apreendeu em Osasco (SP) milhares de carcaças de pneus importados ilegalmente. A operação ocorreu na última sexta-feira (3), mas foi divulgada hoje (6) pelo órgão. Uma pessoa foi presa no local.
  • Divulgação

    Os pneus usados, cuja importação é proibida desde 2001, estavam em uma empresa em Osaco (SP)


Após um mês de investigações conduzidas pelo Núcleo de Operações da Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários da Polícia Federal em São Paulo, agentes federais encontraram os pneus usados -cuja importação é proibida desde 2001- na dependência de uma empresa no bairro Parque Industrial Mazzei.

O Decreto Nº 3.919, de 2001, proíbe a importação de pneus usados, cujo processo de remoldagem é altamente poluidor. Esses pneus e carcaças eram importados da Europa, EUA, China e Japão, sendo que algumas carcaças já eram de pneus remoldados.

Sabe-se que pneus descartados demorariam, no mínimo, 600 anos para se decomporem na natureza e a indústria da remoldagem aproveitaria apenas 40% das carcaças que servem de matéria-prima.

Estima-se que hoje existam em torno de 100 milhões de pneus usados abandonados no território nacional, segundo a PF. Por conta disso, o passivo ambiental de pneus usados brasileiros já seria suficiente para abastecer a indústria nacional de remoldados, sendo desnecessário importá-los, como vem ocorrendo.

Além do crime ambiental, a presa responderá por importação de mercadoria proibida e contrabando, e se condenada, estará sujeita, além da pena prevista, a multa e reparação do dano causado à natureza.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos