Bate-papo online reduz assaltos ao comércio de Cachoeirinha (RS)

Do UOL Notícias
Em São Paulo

A Polícia Militar do Rio Grande do Sul e os lojistas da cidade de Cachoeirinha, na região metropolitana de Porto Alegre, desenvolveram uma nova técnica para combater os assaltos aos comércios locais. Desde março, cerca de 30 comerciantes do Sindicato do Comércio Varejista de Cachoeirinha (Sindilojas) mantêm contato com a polícia via Internet, em um programa de bate-papo online, o "messenger".

"Quando há alguma situação ou pessoa suspeita, os lojistas acessam diretamente os policiais e nós mandamos imediatamente alguém para checar", afirma o major Dirceu Lopes, do 26º Batalhão da Brigada Militar da cidade. "Cerca de 40 a 50% das ligações que recebemos pelo 190 são trotes", afirma, "com esse sistema temos certeza que não é trote, porque só cadastramos pessoas autorizadas".

Grupo de discussão

O que você acha do uso de comunicadores instantâneos para prevenção de assaltos?

O capitão Eduardo Luís Ramos garante que a criminalidade no comércio reduziu 51% em setembro em relação ao mesmo mês do ano passado. "A idéia já foi adotada em outras cidades do Estado, como Gravataí e Bagé", conta o capitão.

A assessora de imprensa do Sindilojas, Roselaine Vinciprova, confirma que os assaltos diminuíram com a implantação do bate-papo. "Os assaltantes não sabem mais qual loja tem contato direto con a polícia", acredita Vinciprova. "A questão da segurança preocupava os lojistas. Tinha bastante assalto e pouca viatura nas ruas", conta, "faltava uma resposta rápida da polícia, aí pensamos: conseguimos falar com gente de todo o mundo pelo messenger, por que não usar isso para falar com a polícia?".

A assessora lembra que, além de proteger a própria loja, a pessoa cadastrada no sistema ajuda também o entorno. "Um dia uma moça da agência de turismo percebeu uma movimentação no estacionamento ao lado da loja, chamou a polícia e uma quadrilha que tentava roubar os carros foi presa", relata.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos