P-51 é a primeira plataforma inteiramente construída no país

Da Agência Brasil
No Rio de Janeiro

A plataforma P-51, inaugurada hoje no Rio de Janeiro, é a primeira semi-submersível inteiramente construída no país e tem 75% de índice de nacionalização. O equipamento, que será instalado em Marlin Sul, na Bacia de Campos, custou US$ 1 bilhão e gerou 16 mil empregos diretos e indiretos na fase de construção.

Lula: governo segue atento, mas crise não vai abalar país

No batismo da nova plataforma da Petrobras, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a destacar a gravidade da crise financeira dos mercados globais, mas disse que mantém a aposta de que o Brasil passará pela instabilidade dos mercados sem maiores transtornos.

Marlin Sul entrará em produção ainda neste ano, com extração inicial de 20 mil barris diários. Quando estiver a plena carga, o que deve ocorrer em 2010, a unidade vai produzir 180 mil barris de petróleo por dia (o equivalente a 10% de de toda a produção atual do país) e 6 milhões de metros cúbicos de gás natural.

Aliada à otimização de alguns plataformas que entraram em produção recentemente, a P-51 ajudará o país a chegar ao fim do ano com produção diária de cerca de 2 milhões de barris de petróleo.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, em Angra dos Reis, do batismo da plataforma, ao lado da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), Edson Lõbão (Minas e Energia) e Franklin Martins (Comunicação Social).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos