Metalúrgicos de São Paulo voltam a seus postos de trabalho

Do UOL Notícias
Em São Paulo

Atualizado às 19h46

Poucas horas após o início da paralisação, os metalúrgicos de 16 fábricas de máquinas e equipamentos e de eletroeletrônicos de São Paulo voltaram a seus postos.

Grupo de discussão

As greves dos metalúrgicos ainda têm a mesma força que antigamente?


Em cinco dessas fábricas, o sindicato de São Paulo e Mogi das Cruzes fechou acordo de 11,1% de aumento salarial com os setores patronais (o aumento pleiteado inicialmente era de 20%). Outras voltaram ao trabalho após agendar negociações para, no máximo, segunda-feira da semana que vem, e outras, ainda, aprovaram estado de greve (quando os funcionários alertam para uma possível paralisação, mas seguem trabalhando).

Das 17 empresas que pararam hoje de manhã em São Paulo, apenas na Metalfrio, zona sul, os trabalhadores decidiram manter a greve até assinar acordo com os setores patronais.

Segundo o sindicato, assembléias e paralisações serão realizadas amanhã em outras nove empresas. A idéia é fechar novos acordos diretamente com as fábricas.

Estado e prisões
Também foram feitas paralisações de uma a duas horas em 300 empresas de 25 municípios do Estado de São Paulo, atingindo cerca de 5.000 trabalhadores, segundo balanço da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo.

Dois diretores e três assessores do sindicato dos metalúrgicos de SP foram detidos pela polícia nesta manhã enquanto realizavam assembléia em uma empresa na zona oeste da capital. Segundo o sindicato, a polícia foi chamada pela empresa e queria que os diretores tirassem o carro de som da porta da fábrica. Como o pedido não foi atendido, os diretores e assessores receberam voz de prisão e foram levados à delegacia de Perus. Os cinco foram liberados à tarde.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos