Após audiência no TRT, bancários vão decidir se suspendem greve por cinco dias

Do UOL Notícias
Em São Paulo

A greve dos bancários pode ser suspensa por cinco dias. A condição faz parte do acordo firmado entre o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, a Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul e a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos, patronal), essa tarde no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), em São Paulo.
  • Mauricio Morais/SEEBSP

    Bancários em greve discutem
    com PMs no Itaú, em São Paulo


Para passar a valer, a suspensão terá que ser decidida nas assembléias regionais por todo o país. O comando nacional de greve vai se reunir amanhã para discutir se vai defender a suspensão nessas assembléias, que devem ocorrer entre amanhã e quinta-feira.

O acordo define que, na quinta-feira, possível primeiro dia da suspensão da greve, os bancários terão uma primeira reunião com a Fenaban. A entidade patronal terá os cinco dias de suspensão da paralisação para fazer uma nova proposta salarial.

Histórico
Banqueiros e bancários estavam em um impasse desde o dia dia 24 de setembro, quando foi feita a última proposta salarial da Fenaban - aumento de 0,35% - antes mesmo da paralisação de 24h dos trabalhadores, no dia 30. Após o início da greve, na quarta-feira da semana passada, será a primeira tentativa de negociação.

As principais reivindicações dos bancários são: 5% de aumento real; valorização dos pisos salariais; aumento do valor e simplificação da distribuição da PLR (Participação nos Lucros e Resultados); vale-refeição de R$ 17,50; cesta-alimentação equivalente a um salário mínimo (R$ 415); fim das metas abusivas e do assédio moral; mais segurança nas agências; mais contratações.

A greve atinge 24 capitais e 148 sindicatos filiados à Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). Segundo a Contraf, são cerca de 5 mil agências em todo o país. As bases de Manaus, Goiânia e Palmas, filiadas à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Crédito (Contec), também estão paralisadas desde a quarta-feira passada.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos