Justiça determina indenização do Metrô Rio ao pai de Gabriela "Sou da Paz"

Do UOL Notícias
No Rio de Janeiro

O TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) determinou nesta quarta-feira (15) que o Metrô Rio pague indenização de R$ 150 mil a Carlos Santiago, pai da estudante Gabriela Prado Maia. Ela foi atingida por uma bala perdida na estação São Francisco Xavier na Tijuca, zona norte da cidade, e morreu, em 2003.

Segundo a assessoria do TJ-RJ, o processo estava na 2ª instância após a família de Gabriela ter recorrido da primeira resolução, quando foi negada a indenização. A câmara responsável, formada por três desembargadores, teve dois votos a favor da indenização, incluindo o relator da ação, Mário Guimarães Neto.

  • Arquivo Folha Imagem

    Em foto de arquivo de 2003, familiares de Gabriela (no centro, o pai, Carlos Santiago), participam de missa em homenagem à menina, que aos 14 anos de idade morreu vítima de bala perdida no Rio

O Metrô Rio tem 10 dias após a publicação no Diário Oficial para entrar com recurso, que pode ser feito no Tribunal de Justiça ou no Supremo Tribunal de Justiça. A assessoria da instituição afirmou que só haverá pronunciamento após a notificação oficial.

Gabriela tinha 14 anos e usava o metrô pela primeira vez sozinha quando foi atingida por um tiro de assaltantes. Eles roubaram a bilheteria da estação e, enquanto fugiam, encontraram um policial e houve troca de tiros. Gabriela também descia as escadas no momento.

A mãe da menina, Cleýde Prado, 51, faleceu em setembro deste ano, após sofrer um acidente vascular cerebral. Ela criou, após a morte da filha, o movimento Gabriela Sou da Paz, a fim de garantir a mudança de itens do Código Penal Brasileiro, para que leis mais rígidas possam ajudar no combate à violência.

Os cinco homens envolvidos no crime foram condenados. As penas variam de 19 a 36 anos de reclusão.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos