Policiais federais pedem revisão da decisão do STF sobre o uso de algemas

Da Agência Brasil
Em Brasília

Representantes dos sindicatos dos policiais federais do Distrito Federal, São Paulo e Ceará se reuniram na última terça-feira (14) com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, para pedir que a Súmula Vinculante nº 11, que disciplina o uso de algemas, seja revista pela Corte. Segundo os diretores das três entidades, Mendes se mostrou receptivo ao pedido e que vai avaliar o assunto.

A súmula dá poder ao policial de decidir se há ou não necessidade de usar algemas durante a prisão de alguém. Os presidentes do Sindicato dos Policiais Federais do Distrito Federal (Sindpol-DF), Cláudio Avelar, do Sindicato dos Policiais Federais de São Paulo, Rogério Alameida, e do Sindicato dos Policiais Federais do Ceará, Adjaci dos Santos, alegaram que o ato de prisão é um momento tenso, o que dificulta a decisão.

As escutas telefônicas e o atual modelo brasileiro de inquérito policial também foram discutidos durante a reunião. Os policiais disserem que, atualmente, as escutas são realizadas de forma desordenada. Também defenderam punições nos casos em que há abusos e pediram mudanças no inquérito policial. "Ele é arcaico e medieval', afirmou Avelar.

O diretor jurídico do Sinpol-DF, Flávio Werneck, também participou do encontro com o presidente do STF.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos