Brasil tem mais de 140 milhões de celulares; maior concentração está no DF

Do UOL Notícias
Em Brasília

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) divulgou nesta quinta-feira (16) que o número de assinantes de telefones celulares no Brasil ultrapassou os 140 milhões. A maioria dos aparelhos (81,09%) são pré-pagos.


Evolução dos celulares nos Estados brasileiros






Nos primeiros nove meses deste ano, a telefonia móvel cresceu 16,37% no país. Foram mais de 19,8 milhões de habilitações, número 54,34% acima do registrado no mesmo período do ano passado. O mês que registrou o maior número de adesões até agora foi agosto, com 3 milhões de novas assinaturas. Em setembro, foram registradas 2,3 milhões de novas habilitações.

O Distrito Federal é líder em número de telefones celulares por habitante: 1,30. O segundo maior crescimento foi verificado no Rio de Janeiro (0,91 por habitante), seguido pelo Mato Grosso do Sul (0,89). No mês de setembro, os Estados que registraram maior crescimento no número de habilitações foram Piauí, Ceará, Espírito Santo, Bahia e Paraíba.



Empresas
A Vivo permanece na liderança do mercado brasileiro de telefonia móvel, com 30,03% de participação em setembro, contra 30,12% em agosto. A Claro aparece em segundo com 25,33% e TIM em terceiro com 25,02% de participação. As duas empresas estavam empatadas em segundo lugar no mês passado, com 25,09% de participação.

A Oi registrou 15,53% de participação de mercado em setembro, contra 15,62% em agosto. A BrasilTelecom GSM tem 3,73%, a CTBC Telecom Celular tem 0,31% e a Sercomtel Celular tem 0,05%.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos