MPF denuncia quatro doleiros presos na Operação Downtown

Elaine Patricia Cruz
Da Agência Brasil
Em São Paulo

Quatro doleiros presos pela Polícia Federal durante a Operação Downtown foram denunciados pelo Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo. Os denunciados pela procuradora Anamara Osório Silva são Daniel Hicham Mourad, Michel Hicham Mourad, Tharek Mourad Mourad e Zhou Miaojuan. Com exceção de Michel Mourad, que responde ao crime em liberdade, os demais se encontram presos preventivamente.

Segundo o Ministério Público, os quatro doleiros atuavam ilegalmente no mercado de câmbio e sem autorização do Banco Central, além de remeter dinheiro para o exterior por meio da operação chamada de dólar-cabo - tipo de transação em que não há transferência física nem eletrônica de valores de um país para outro, mas somente compensação simultânea de créditos entre o comprador de moeda estrangeira e o vendedor.

Daniel Mourad é acusado de atuar ilegalmente no mercado de câmbio e de ocultar a natureza, origem, localização e propriedade de dinheiro ilícito proveniente do tráfico de drogas de uma organização criminosa que atua nos presídios de São Paulo. Com seu irmão Michel, Daniel comprava moeda estrangeira em agências de turismo e, para justificar essa compra e dar a aparência de legalidade às transações, emitia falsos recibos de viagem.

Já Tharek Mourad promovia transferências financeiras internacionais e comprava, constantemente, dólares relativos a transferências da África do Sul. Tharek Mourad também é acusado de lavar o dinheiro oriundo da venda de computadores de uma loja que ele mantinha em uma cidade do ABC paulista.

Zhou Miaojuin, também conhecida como Maria Helena, é acusada de promover transferências financeiras internacionais. Dos denunciados, era a que mais movimentava valores em moeda estrangeira, comprando e vendendo altas cifras em dólares, ienes e euros diariamente.

A Operação Downtown foi deflagrada pela Polícia Federal no dia 26 de agosto deste ano.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos