Conselho pede instauração de inquérito para apurar atuação da PM em seqüestro

Mariana Jungmann
Repórter da Agência Brasil
Em Brasília

O Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente) divulgou hoje (20) nota em repúdio à ação da Polícia Militar no caso da jovem Eloá Cristina Pimentel, 15 anos, seqüestrada e morta em Santo André (SP).

O conselho pede instauração imediata de um inquérito para apurar as responsabilidades sobre os disparos que atingiram Eloá e uma amiga que também estava em poder do seqüestrador.

A amiga da jovem, que havia sido libertada, voltou ao cativeiro para ajudar nas negociações. Na nota, o Conanda também pede a responsabilização de quem autorizou a volta da adolescente ao local do seqüestro, apoiando a decisão do Condepe-SP (Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana de São Paulo) de solicitar apuração à ouvidoria e corregedoria da Polícia Militar no Estado.

"É evidente a inaceitável ação do Comando, de permitir que uma amiga da adolescente, libertada na terça-feira (14), retornasse ao cativeiro em que a amiga ainda era mantida refém, bem como a mal sucedida tentativa de resgate, na sexta-feira, que resultou no alto grau de exposição face aos disparos que atingiram as adolescentes", avalia o Conanda.

"Tais episódios evidenciam o grave descumprimento do Comando da Polícia Militar à Lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990, o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), uma vez que esta instituição tem a função precípua de zelar pelo cumprimento das leis e pela proteção absoluta e prioritária da população infanto-juvenil", completa a nota.

A adolescente, seqüestrada pelo ex-namorado, foi morta com um tiro na cabeça quando a polícia invadiu o cativeiro. A amiga da jovem também levou um tiro no rosto, mas passa bem.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos