Megaoperação policial prende 27 suspeitos de ligação com o tráfico em Salvador

Gabriel Carvalho
Especial para o UOL Notícias
Em Salvador (BA)

A polícia baiana prendeu 27 pessoas suspeitas de integrar o tráfico de drogas na região do subúrbio ferroviário de Salvador, durante megaoperação batizada de Saneamento II, que começou na manhã de sábado (18) e só terminou nesta segunda-feira (20). Segundo a polícia, durante a operação, que envolveu dezenas de viaturas e um helicóptero, cinco bandidos morreram numa troca de tiros com os militares.

A ação, que ocorreu na região considerada a segunda mais violenta da capital baiana, envolveu 675 homens das polícias Civil e Militar e também ocasionou a apreensão de cinco armas de fogo (duas pistolas 380, dois revólveres calibre 38 e um 32), quatro armas brancas, 26 munições, 148 trouxas de cocaína, 43 pedras de crack e 25 cigarros de maconha. De acordo com a polícia, a droga estava pronta para ser comercializada.

PF prende clonadores de cartões no Espírito Santo

Policiais federais da Delepat (Delegacia de Repressão a Crimes Patrimoniais), lotados na Superintendência Regional da PF no Espírito Santo, prenderam no início da tarde de domingo (19) dois homens que tentavam clonar cartões de clientes da agência da CEF (Caixa Econômica Federal) do Jardim da Penha, em Vitória

Entre os presos estão os foragidos Alessandro Bittencourt e Jailson Brito Santos, condenados pela Justiça por crimes como tráfico de drogas e homicídios.

Segundo o secretário de Segurança Pública da Bahia, César Nunes, a região já estava sendo investigada pelas autoridades há alguns meses. "Fizemos um mapeamento das ações do crime organizado na capital baiana e cumprimos os 79 mandados, sendo 27 de prisão e 52 de buscas", informa.

Programa novo
Por conta do alto índice de criminalidade, as autoridades de Segurança da Bahia anunciaram o lançamento do Programa Ronda nos Bairros em cinco áreas do Subúrbio Ferroviário de Salvador. O lançamento oficial do programa será feito nesta quarta-feira (22).

Dados da SSP-BA apontam que foram reduzidos os número de crimes como homicídios e assaltos após a implantação do Ronda nos Bairros, em Tancredo Neves, até então local mais violento de Salvador. "Nesse período tivemos queda de 33,3% nos assassinatos, zeramos os estupros e roubo de casas e reduzimos pela metade os assaltos a ônibus", informou o comandante-geral da PM, coronel Nilton Mascarenhas.

Durante o fim de semana, em Salvador, três pessoas que não tinham passagem pela polícia foram vítimas de balas perdidas em confronto entre policiais e bandidos. São eles: os estudantes Joanir Ramos dos Santos, 21 anos, Isaque Vitoriano dos Santos Nascimento, 6 e o porteiro Gilson Barreto, 32. "Lamentamos o ocorrido, mas vamos continuar a ofensiva contra o tráfico de drogas", disse o secretário César Nunes.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos