Suspeito de matar Arthur Sendas se entrega no Rio

Do UOL Notícias
No Rio de Janeiro

O principal suspeito de assassinar o empresário Arthur Sendas se entregou na noite desta segunda-feira (20) à Chefia da Polícia Civil, no Rio. Roberto Costa Júnior, de 28 anos, trabalhava como motorista para o neto do empresário e teria cometido o crime por não ter um pedido de empréstimo aceito.

A atitude foi tomada horas depois que agentes da polícia civil fizeram uma busca pelo suspeito em Realengo, bairro da zona oeste do Rio, onde Costa Júnior morava. No início da tarde, ele teve o pedido de prisão preventiva decretado.

Motorista que atirou contra Arthur Sendas queria empréstimo, diz polícia

Um pedido de empréstimo financeiro motivou o assassinato do empresário Arthur Sendas, 73, na madrugada desta segunda-feira, de acordo com a Polícia Civil. Apontado como o autor do disparo contra Sendas, o motorista Roberto Costa Júnior, 28, estava endividado e foi tentar pegar um empréstimo com o empresário, informou a 14ª Delegacia de Polícia

O crime
Roberto tinha fácil acesso à residência de Sendas e foi recebido pelo empresário, no Leblon, zona sul do Rio, ainda na noite do último domingo (19), após dizer que o pai, motorista pessoal do comerciante, estava passando mal.

Ao ser atendido, o suspeito, que segundo informações da polícia estaria endividado, pediu um empréstimo ao comerciante, que não teria concordado. Descontrolado, Roberto teria alvejado o comerciante na cabeça para logo em seguida fugir do local com um dos carros de Sendas.

Sendas ainda chegou a ser levado para o Hospital Samaritano, no bairro de Botafogo, também na zona sul, mas não resistiu ao ferimento e, segundo a assessoria de imprensa do hospital, faleceu por volta das 2h30 desta segunda-feira antes de dar entrada no centro cirúrgico.

Tristeza
O velório de Arthur Sendas foi realizado nesta tarde. Cerca de duzentas pessoas compareceram à igreja de São Judas Tadeu, no Cosme Velho, zona sul da cidade. Sendas era devoto do santo. Além de amigos e parentes, muitas autoridades foram dar o último adeus ao comerciante.

"Estou muito chocado porque o seu Arthur Sendas, como eu o chamava, era um amigo de vida da minha família", disse o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral.

O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, falou sobre algumas das inovações que o empresário implementou no comércio do país. "O Sendas foi o primeiro a introduzir mecanismos de atrativos para a população, como o cafezinho e a água gelada. Ele investiu no marketing de maneira muito inteligente", afirmou.

Homenagens
O governador Sérgio Cabral decretou luto oficial de três dias no estado do Rio de Janeiro. O prefeito Cesar Maia, que também compareceu ao velório, vai dar o nome do empresário a um complexo viário na Pavuna, na zona norte do Rio, que deve ser finalizado em duas semanas.

O enterro de Arthur Sendas está marcado para as 14h desta terça-feira no cemitério São João Batista, em Botafogo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos