Após STJ negar pedido para suspender audiência, Dantas presta novo depoimento

Elanie Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil
Em São Paulo

O dono do Banco Opportunity, Daniel Dantas, chegou hoje (22), por volta das 14h, ao prédio da Justiça Federal em São Paulo, para ser ouvido pelo juiz Fausto De Sanctis. Também serão ouvidos Humberto Braz e Hugo Chicarone, acusados de tentar subornar um delegado da Polícia Federal para retirar o nome de Dantas das investigações da Operação Satiagraha.

Os três já foram interrogados pelo juiz De Santis mas, em virtude da criação da Lei 11.719 - sancionada depois da deflagração da Satiagraha - que modificou o Código de Processo Penal, eles tiveram de ser ouvidos novamente.

  • Joel Silva/Folha Imagem

    Segundo seu advogado de defesa, Dantas deve ficar calado durante novo depoimento ao juiz De Sanctis

A lei determina que o interrogatório do réu ocorra no final do processo. Como os réus haviam sido ouvidos antes das testemunhas de defesa e de acusação, a Justiça decidiu que fossem ouvidos novamente, agora no final do processo. "Houve uma mudança legislativa, e o juiz, por conta dessa mudança, deu oportunidade para que os réus se manifestassem novamente", disse o procurador da República Rodrigo de Grandis, ao chegar ao local.

O advogado do banqueiro, Nélio Machado, criticou o novo interrogatório. "É uma audiência que, a rigor, não deveria existir, porque o juiz diz que a causa é simples - e ela não é simples - e ele está usando o rito da nova lei, que não pode ser aplicada como o juiz deseja."

Segundo Machado, o juiz só poderia julgar crimes contra o sistema financeiro nacional e de lavagem de dinheiro. Por isso, Machado disse que orientou seu cliente a permanecer calado no interrogatório de hoje.

O advogado havia pedido a suspensão da audiência de hoje ao STJ (Superior Tribunal de Justiça), mas a solicitação foi negada. Leia mais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos