Diretor de Itaipu acusa ex-diretores paraguaios de irregularidades administrativas

Ana Luiza Zenker
Repórter da Agência Brasil
Em Brasília

Dois ex-diretores paraguaios da Usina Itaipu Binacional foram denunciados ontem (21) por corrupção na administração de convênios da usina com uma fundação paraguaia, que teria causado um dano patrimonial de 34 bilhões de guaranis (US$ 7,4 milhões) entre 2005 e 2008.

A partir de informações de uma auditoria externa iniciada na parte paraguaia da administração da usina em junho, o atual diretor-geral da Itaipu, Carlos Mateo Balmelli, apresentou denúncia na Procuradoria Geral da República do Paraguai contra os ex-diretores Víctor Luis Bernal Garay, atualmente senador pelo Partido Colorado, e Ramón Romero Roa.

Corrupção em Itaipu

Dois ex-diretores da hidrelétrica de Itaipu, um deles atualmente senador, foram denunciados na terça-feira no Paraguai como envolvidos em um suposto caso de corrupção durante o exercício de seus cargos na usina hidrelétrica

Os gerentes da Tesai, fundação com a qual Itaipu mantém convênios, Mario Rubén Genes Osorio, Alejandro Arce Levy e Zunilda Jara de Rolón também estariam envolvidos nas irregularidades, segundo declaração de Balmelli durante coletiva na Procuradoria, em Assunção, segundo apurou a Agência Brasil junto à assessoria paraguaia de Itaipu Binacional.

De acordo com o advogado Alfredo Kronawetter, "as irregularidades foram, principalmente, o não cumprimento de convênios assinados por Itaipu com a Fundação Tesai".

O advogado também ressaltou que não existem balancetes que possam determinar o estado contábil da fundação, que não houve acompanhamento da execução dos convênios, prestação de contas, "nem tampouco os informes finais que possam constatar que efetivamente o que foi destinado por Itaipu Binacional para a fundação efetivamente cumprem com os objetivos estabelecidos em cada convênio".

Carlos Balmelli afirmou, ainda, que esta é apenas a primeira denúncia de outras que vão ser apresentadas. "Nós temos outros casos que vão se ampliar à medida em que a investigação vá sendo feit"", disse o diretor da Itaipu.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos