Topo

PF apreende no Paraná 70 veículos com placas do Paraguai, mas usados no Brasil

Lúcia Norcio<br>Repórter da Agência Brasil<br>Em Curitiba (PR)

22/10/2008 16h32

A Polícia Federal apreendeu hoje (22), em Guaíra, na região oeste do Paraná, cerca de 70 veículos, entre automóveis, motocicletas e utilitários, com placas do Paraguai, mas usados por brasileiros ou estrangeiros que moram no Brasil.

Segundo a Receita Federal, os motoristas podem cometer crime de descaminho, ao comprar e emplacar carros no Paraguai e atravessar a fronteira sem pagar os impostos de Importação (II), sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e sobre Produtos Industrializados (IPI), além de eventuais multas que venham a ser aplicadas.

O delegado da Polícia Federal Rodrigo Freitas informou que foram cumpridos 42 mandados de busca e apreensão de veículos expedidos pela Justiça Federal em Umuarama, no interior paranaense.

A Operação Alienígena contou com 75 policiais federais, que receberam apoio de 250 soldados do Exército, integrantes da Operação Fronteira Sul II, além de dez auditores fiscais da Receita Federal em Foz do Iguaçu e oito policiais rodoviários federais que cumprem expediente na Ponte Ayrton Senna, em Guaíra.

Um caminhão-cegonha fará, no fim da tarde de hoje, o transporte dos carros apreendidos para o depósito da Receita Federal em Foz do Iguaçu.

Os proprietários terão 30 dias para comprovar que moram no Paraguai. Segundo o delegado, eles serão ouvidos em inquérito policial e os depoimentos serão enviados para a Justiça em Umuarama, que decidirá se faz a denúncia. Os carros em situação irregular serão leiloados.