Operação no Pará apreende carga de madeira ilegal que lotaria 2.500 caminhões

Do UOL Notícias
Em São Paulo

Uma operação na Amazônia apreendeu nesta quinta-feira (23) uma carga de 50 mil m3 de toras de madeira ilegal - o equivalente a 2.500 caminhões lotados - perto de Altamira, oeste do Pará. Participaram da operação o Ministério do Meio Ambiente (MMA), com a presença do ministro Carlos Minc, agentes do Ibama, da Aeronáutica, da Polícia Federal e da Polícia Militar do Pará. Foram usados carros e helicópteros.

Parte do material será doado para o governo do Pará, para o Ministério de Desenvolvimento Social e para o Serviço Florestal Brasileiro, órgão do MMA. A outra parte será leiloada. Segundo o secretário estadual de Meio Ambiente do Pará, Valmir Ortega, cada tora deve render cerca de R$ 500,00. De acordo com Minc, o dinheiro do leilão será usado para a compra de veículos e outros materiais de fiscalização, além de "reforçar a oferta de empregos e empreendimentos sustentáveis como as atividades extrativistas e a implantação de planos de manejo em unidades de conservação", como afirma nota do ministério.

A região onde aconteceu a apreensão é uma mescla de terras públicas da União e do governo do Pará e apresenta diversas invasões de grileiros. Durante o trajeto de helicóptero em direção à região, foram flagradas inúmeras áreas de desmatamento e queimadas e a presença de gado em unidades de conservação, diz o ministério.

Segundo Minc, essas áreas deverão ser palco das próximas ações de repressão aos crimes ambientais na Amazônia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos