Quase metade da população da Baixada Santista anda a pé ou de bicicleta, diz pesquisa

Do UOL Notícias
Em São Paulo

Uma pesquisa inédita realizada pela Secretaria do Transporte Metropolitano mostra que 46% dos moradores da região metropolitana da Baixada Santista andam a pé ou de bicicleta. Nos nove municípios da região, o número de bicicletas é quase três vezes maior que o número de automóveis particulares. A pesquisa abrange as cidades de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente.
  • Lalo de Almeida/Arquivo Folha Imagem

    O número de bicicletas é quase três vezes maior que o número de automóveis particulares na Baixada Santista, diz pesquisa do governo


Quase metade das cerca de 2 milhões de viagens diárias que são realizadas entre os limites das regiões metropolitanas de São Paulo e da Baixada Santista são realizadas a pé (31% delas) e de bicicleta (15%). As viagens motorizadas contabilizaram 54% do total, sendo 15,8% por automóveis particulares, 4,4% por motos e o restante por transporte coletivo. Os motivos principais das viagens são trabalho (49%) e estudo (40%), seguido por lazer (6%), saúde (3%) e compras (2%).

A pesquisa aponta que o número de bicicletas nestas cidades é quase três vezes maior que o número de automóveis: são 512.364, sendo 312 bicicletas por 1.000 habitantes. Guarujá é a cidade com o maior número de bicicletas, registrando 120.794 delas.

Já o total de automóveis particulares nos nove municípios é 199 mil - sendo 121 automóveis por cada 1.000 habitantes - número muito abaixo dos 3,5 milhões que existem na região metropolitana de São Paulo.

O governo aponta a topografia litorânea como estimulante para os deslocamentos feitos a pé ou por bicicleta. Mas a pesquisa aponta que questões econômicas também influenciam na hora da escolha. O rendimento médio familiar nestes municípios é de R$ 1.369,15. Como base de comparação, o rendimento médio familiar na região metropolitana de São Paulo é de R$ 2.357,00, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A pesquisa foi realizada entre agosto de 2007 e abril de 2008, em 8.300 domicílios, com 26.156 entrevistados. A população da região é de 1.642.095 pessoas, sendo Santos a cidade mais populosa (com 422.490 habitantes) e Bertioga, a menos (43.742 habitantes).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos