Secretário do Rio admite que câmeras de Bangu 8 estavam desligadas

Do UOL Notícias*
Em São Paulo

Atualizado às 18h23

O secretário de Estado de Administração Penitenciária, Cesar Rubens Monteiro Carvalho, admitiu que as câmeras de segurança do presídio Bangu 8 estavam desligadas na segunda-feira, dia da fuga do ex-policial militar Ricardo Teixeira Cruz, o Batman, principal matador da milícia "Liga da Justiça", que atua na zona oeste do Rio de Janeiro.

O diretor de Bangu 8, Luiz Henrique Ferreira Burgos, exonerado devido às falhas nas câmeras de vigilância do presídio, foi apontado pelo secretário como o responsável pela fuga de Batman.

O secretário foi ouvido por membros das comissões de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), na manhã desta sexta-feira (31). "Houve fraude. As câmeras foram desligadas no dia 22 e só foram religadas no dia 28, sem que houvesse qualquer solicitação de manutenção. Essa foi uma grande falha da unidade". Ele revelou, no entanto, a existência de um vídeo que mostra o preso passando pelo portão de viaturas, sem demonstrar qualquer "preocupação de que alguém pudesse impedi-lo [de sair]".

Assassinato do diretor
de Bangu 3

Em audiência pública, o secretário de Administração Penitenciária disse que governo do Rio não oferecia as condições básicas de segurança aos diretores dos presídios de segurança máxima do Estado


Segundo o secretário, estão sendo tomadas providências para que a situação não se repita. "Estamos fazendo licitação para uma tecnologia mais arrojada, para que ninguém desligue o equipamento", informou.

Carvalho disse, ainda, que não tem informação se os telefones e os detectores de metais estavam funcionando no momento da fuga do preso, mas afirmou que há apenas um telefone no presídio para ligações externas, localizado no gabinete do diretor. De acordo com Monteiro, os demais aparelhos são usados apenas internamente.

* Com informações das agência JB e Brasil

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos