Vereador e nove policiais estão envolvidos com máfia de vans no Rio, diz polícia

Júlio Trindade
Do UOL Notícias
No Rio de Janeiro (RJ)

O secretário de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, e o delegado-chefe da Draco (Delegacia de Repressão a Crimes Organizados), Cláudio Ferraz, divulgaram na tarde desta quarta-feira (5) o balanço final da operação de combate às máfias das vans denominada "CooperCrime".

Foram 36 prisões e 45 pessoas indiciadas por homicídio e formação de quadrilha. Dentre elas o vereador Edson da Silva Mota (PSL) e seus dois filhos, além de oito policiais militares e um civil.

Alguns dos indiciados já estavam presos e responderão por mais estes dois processos. Segundo estimativas da Draco, 50 pessoas teriam sido assassinadas por esses grupos desde 1995.

"Não se combate as vans ilegais somente com blitz na rua. É preciso desarticulá-las na essência, com inteligência. Por isso os efeitos demoram a aparecer à sociedade", disse Beltrame.

Ainda de acordo com o secretário, a máfia da vans tem ainda ligações com milícias que dominam favelas na cidade. "Durante muito tempo se confundiu informalidade com ilegalidade no Rio. A volta da formalidade é o início do controle. Essas operações irão continuar", afirmou.

De acordo com Cláudio Ferraz, o vereador Edson da Silva Mota, o Mota da Copasa, seria o líder da quadrilha, que tem como vítimas principais motoristas de vans que não aceitam as extorsões exigidas. "Essas máfias sempre têm ligações com pessoas que ocupam cargos eletivos", afirmou.

A operação, que envolveu 200 homens de 15 delegacias especializadas, foi realizada desde a madrugada de ontem nas cidades do Rio de Janeiro, São Gonçalo, Niterói, Angra dos Reis, Macaé, Maricá e Nilópolis.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos