Jandira assumirá pasta de Cultura no Rio; Paes anuncia também novo comandante da Guarda Municipal

Júlio Trindade
Do UOL Notícias
No Rio de Janeiro

Eduardo Paes começa a "pagar" a sua dívida pelo apoio maciço recebido no segundo turno das eleições municipais do Rio de Janeiro. Nesta quinta-feira (6), o prefeito eleito do Rio anunciou que a ex-deputada federal Jandira Feghali assumirá a secretaria de Cultura do município a partir de janeiro de 2009.
  • 10.out.2008 - Rafael Andrade/Folha Imagem

    Eduardo Paes (PMDB) apareceu ao lado de Jandira Feghali (PCdoB) durante campanha no segundo turno contra Fernando Gabeira


Jandira, concorrente de Paes no primeiro turno, se aliou ao peemedebista na disputa com Gabeira e entra agora definitivamente na futura gestão.

Jandira Feghali, 51, médica por formação, foi presidente da Associação dos Médicos Residentes, diretora do Sindicato dos Médicos, deputada estadual e quatro vezes deputada federal. Neste ano, ao concorrer à prefeitura pela coligação PC do B/PSB, ela ficou em quarto lugar com 321.012 votos (9%).

Novo comandante da GM
Ao longo de toda a sua campanha à Prefeitura do Rio de Janeiro, Eduardo Paes bateu insistentemente em uma tecla no quesito segurança pública: violência e desordem urbana eram problemas também do novo prefeito, não só do Estado.

Onze dias depois de vencer o pleito, Paes anunciou também nesta quinta-feira (6) sua primeira medida neste sentido: nomeou o novo superintendente da Guarda Municipal e prometeu implantar medidas de auxílio à Polícia Militar no combate a pequenos delitos.

"A Guarda Municipal tem de trabalhar em conjunto com a secretaria de Segurança Pública. Pode ajudar no combate ao pequeno delito, como assalto a transeuntes", disse o prefeito eleito do Rio, prometendo aumentar também o número de guardas, que conta atualmente com 5.400 homens.

"Temos de fazer um estudo inicial para saber como estes guardas estão sendo alocados atualmente. Mas temos, sim, a intenção de aumentar o número de pessoas trabalhando para combater a desordem pública. O prefeito deixará de ser comentarista da cidade", completou.

Quem comandará este novo efetivo da Guarda Municipal será o coronel da PM, Ricardo Pacheco, atual comandante do 12º BPM (Niterói). Pacheco, 47 anos, é formado em Direito e pós-graduado em metodologia do ensino.

Outra medida que será colocada em prática, segundo Paes, pela nova Guarda Municipal será o uso de armas com bala de borracha, gás lacrimogêneo e dispositivos de choque elétrico, geralmente usados pela própria PM. "Dar cacetada na cabeça em pleno século 21 é algo inconcebível", afirmou.

Além dele, foi anunciado o subsecretário municipal da secretaria de Ordem Pública, nova pasta criada por Paes. Carlos Oliveira, 42 anos, é delegado titular da DRAE (Delegacia de Repressão a Armas e Explosivos).

Outros secretários
Na última quarta-feira, Eduardo Paes já havia confirmado que o vice-prefeito, Carlos Alberto Muniz, assumirá também a gestão da secretaria do Meio-Ambiente. Muniz já esteve à frente, entre 1987 e 1990, da Fundação Estadual de Engenharia do Meio-Ambiente (Feema) e comandou a Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla).

Além dele, o novo prefeito do Rio já tinha confirmado também a criação da Secretaria Especial para a Copa do Mundo (2014) e dos Jogos Olímpicos de 2016, que será dirigida por Ruy César Miranda Reis.

O primeiro nome escolhido por Paes foi o do deputado estadual Pedro Paulo (PSDB) para chefiar a Casa Civil. Em seguida, anunciou o diretor do Instituto Nacional de Cardiologia, Hanns Dohmann, para a Secretaria de Saúde.

Rodrigo Bethlem foi nomeado para dirigir a Secretaria da Ordem Pública e o advogado Fernando dos Santos Dionísio para a Procuradoria Geral do Município. O secretário de Transportes será o engenheiro da CET-Rio Alexandre Sansão Fontes.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos