Chuvas deixam milhares de desalojados no Sul do país

Do UOL Notícias
Em São Paulo

As chuvas que voltaram a atingir o Rio Grande do Sul na madrugada da última quinta-feira (6) deixaram mais de 2.600 pessoas desalojadas no Estado. Segundo a Defesa Civil, quase 140 moradores estão desabrigados.

RS: chuvas interditam porto

Fortes chuvas voltaram a atingir o RS e vêm provocando prejuízos para transportadores na fronteira do Estado com a Argentina. A enchente do rio Uruguai mantém o porto de Itaqui submerso há oito dias e já causa perdas de pelo menos R$ 750 mil


Um dos municípios que mais sofre com o tempo é Uruguaiana, onde cerca de 1.244 pessoas estão desalojadas e 29 desabrigadas. Apesar do nível do rio Uruguai ter abaixado, a Defesa Civil segue monitorando a cheia.

Em São Borja, cerca de 226 pessoas seguem desalojadas e 60 desabrigadas devido a cheia do rio. Na cidade de São Gabriel, chuvas intensas e fortes ventos danificaram 50 casas e 250 pessoas foram afetadas. No município de Santa Cruz do Sul, mil pessoas tiveram suas lavouras de fumo atingidas pelas chuvas e precipitação de granizo.

Em Santa Catarina, desde outubro até a última quarta-feira (6), a Defesa Civil local já tinha recebido 25 decretos de situação de emergência, sendo que, mais da metade, eram relacionados a enxurradas ocorridas nesta semana. Desde o último dia 18, ainda de acordo com a Defesa Civil, são cerca de 1.400 desalojados e mais de 600 residências atingidas no Estado, além de estradas e pontes danificadas.

Previsão de chuva no país
A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) enviou nesta sexta alerta de chuva forte às outras regiões do país. Podem ser atingidos os Estados de Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Amazonas, Pará, Goiás, Espírito Santo, Rio de Janeiro e do Distrito Federal.

Áreas de instabilidade podem gerar chuvas acompanhadas de raios e rajadas de vento de 50 a 60 km/h entre hoje e amanhã.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos