Detran descobre esquema de compra de habilitação no Rio

Da Agência JB
No Rio de Janeiro

A Corregedoria do Detran-RJ encaminhou, nesta sexta-feira, à 37ª DP (Ilha do Governador) um instrutor da auto-escola Vileneuve, que funciona no Centro do Rio, e um examinador do próprio departamento. O instrutor teria oferecido ao examinador R$ 400 para que ele aprovasse um candidato no exame prático para obtenção de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) realizado pela manhã, na Ilha do Fundão.

O instrutor teria se aproximado de um examinador do Detran, quando ele vistoriava os veículos antes do exame prático, e combinado pagar R$ 400 caso o candidato, aluno da auto-escola, fosse aprovado no exame.

Depois que o candidato cumpriu todas as etapas da prova, o instrutor foi entregar o dinheiro, mas os demais examinadores - que aplicaram o exame no candidato sem nada saberem e o aprovaram por mérito - denunciaram o caso ao representante da corregedoria que acompanha as provas práticas do Detran.

A Corregedoria do Detran foi chamada ao local e encaminhou o examinador e o instrutor à 37ª DP. Na delegacia, o instrutor assumiu a responsabilidade pela irregularidade. Ele pode responder por crime de tentativa de corrupção ativa, com pena de reclusão de até 3 anos. O instrutor será descredenciado pelo Detran. O mesmo pode acontecer à auto-escola.

O Detran informou que abrirá processo administrativo para apurar o caso e verificar se houve envolvimento do examinador. Se ficar comprovada alguma irregularidade na atuação do funcionário, ele será demitido.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos