PF apreende mais de 300 pássaros na Baixada Fluminense

Da Agência Brasil
No Rio de Janeiro

Agentes da Delegacia do Meio Ambiente e Patrimônio Histórico da Polícia Federal apreenderam na madrugada de hoje (7) mais de 300 pássaros em Itaguaí, na Baixada Fluminense.

Os pássaros, da espécie Pichanchão, que está ameaçada de extinção, era transportada em pequenos caixotes que estavam dentro de malas. Os animais foram encontrados no bagageiro de um ônibus que partia de Paraty e seguia em direção à cidade do Rio.

Vilson dos Santos, que já tem passagem na polícia por crimes ambientais, foi preso em flagrante e disse que levaria os pássaros para serem vendidos em uma feira em Caxias, na Baixada Fluminense.

O delegado Alexandre Saraiva, titular da delegacia do Meio Ambiente, disse que nos últimos quatro meses mais de 3.000 animais foram apreendidos e 26 pessoas presas no Rio de Janeiro. Para ele, essas ações da Polícia Federal desarticulam a atuação dos traficantes de animais.

"O tráfico de animais está sofrendo duros golpes porque essas apreensões acontecem consecutivamente e o Estado está sinalizando para essas pessoas que acabou a era em que traficantes de animais entravam em uma delegacia e assinavam um termo de depoimento e iam embora", afirmou.

Os pássaros foram encaminhados para o Centro de Triagem do Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) responsável pelo tratamento e pela soltura desses animais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos