Campanha de combate à dengue em Nova Iguaçu atuará em sete bairros

Da Agência Brasil
No Rio de Janeiro (RJ)

A campanha de combate à dengue, lançada hoje (10) pela Prefeitura de Nova Iguaçu, no bairro Miguel Couto, será estendida a outras localidades da cidade. O bairro registrou o maior número de casos da doença no município neste ano, com 1.463 notificações. A finalidade da ação é combater a dengue na época em que o aumento da temperatura cria condições favoráveis à proliferação do mosquito transmissor Aedes aegypti.

Bairros como Posse, Centro, Comendador Soares, Austin, Cabuçu, Vila de Cava e Tinguá também receberão a visita dos agentes, que ficarão de três a sete dias em cada área, até que todas as casas sejam visitadas.

O coordenador do Centro de Controle de Vetores, Vítor Rocha, disse que há uma grande mobilização do setor da saúde do município para agir no combate à doença, com a participação de 1.300 agentes e equipes do PSF (Programa de Saúde da Família).

"Nós colocamos os agentes de forma efetiva em toda a rede de saúde. Casos que chegarem a nós sob suspeita da dengue serão notificados e, posteriormente, uma equipe será enviada ao local para a fazer a contenção", explicou.

Além disso, a campanha tem a parceria da Fiocruz para realizar de forma mais eficaz o mapeamento dos casos de infestação em Nova Iguaçu.

Mais de mil agentes de endemias e equipes do Programa Saúde da Família fazem a conscientização dos moradores, além de ações de combate ao mosquito, como o bloqueio de transmissão e visitas em domicílios. Neste ano, Nova Iguaçu registrou mais de 14 mil casos de dengue, e cinco pessoas morreram.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos