Novas regras para estacionamento geram tensão entre flanelinhas e funcionários no Rio

Da Agência JB
No Rio de Janeiro

Clima de tensão marca o primeiro dia do novo modelo do sistema de estacionamento em vagas públicas Rio Rotativo. A polícia prendeu 14 guardadores de trânsito que tentaram impedir o trabalho dos funcionários da Embrapark, empresa responsável pelo gerenciamento das vagas-certas na zona sul do Rio de Janeiro.

Nesta manhã houve tumulto na rua Santa Clara, Copacabana e na praça Nossa Senhora da Paz, Ipanema, na zona sul. Os guardadores foram encaminhados para a 13ª DP (Copacabana). Eles foram detidos por exercício ilegal da profissão.

O advogado do Sindicato dos Guardadores do Rio, Carlos Alberto Espírito Santo, questiona a autuação já que o Tribunal de Contas do município deu um parecer contrário à licitação, realizada em janeiro deste ano, que regulamentou o gerenciamento das vagas de estacionamento da cidade pela empresa Embrapark.

Uma das exigências do Tribunal de Contas foi que os funcionários da Embrapark deveriam ter inscrições no Ministério do Trabalho, assim como os guardadores.

Fazem parte do novo modelo 9.049 vagas de estacionamento público do município do Rio localizadas em Copacabana, Leme, Ipanema, Leblon, Gávea, Lagoa e São Conrado, na zona sul. O novo sistema será identificado pela cor azul, que estará em uniformes, crachás dos operadores e bilhetes de cobrança.

Uma das novidades é a tolerância de até 10 minutos que o usuário terá para estacionar sem pagar, desde que mantenha o pisca-alerta do carro ligado.

A definição e regulamentação dos locais e características do estacionamento, assim como as fiscalizações do sistema, permanecem como atribuição exclusiva da prefeitura.

Os operadores, que antes eram guardadores autônomos, agora são funcionários contratados pela Embrapark com salário fixo.

Além de receberem treinamento adequado à função e de serem orientados a tratar os motoristas com atenção e cortesia, eles terão supervisão permanente. Serão cerca de 450 funcionários, entre operadores e supervisores.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos