Justiça conclui um dos inquéritos contra Dantas nos próximos dias, diz Tarso

Priscilla Mazenotti
Da Agência Brasil
Em Brasília

O ministro da Justiça, Tarso Genro, afirmou nesta terça-feira (11) que um dos inquéritos da Operação Satiagraha, que investiga o ex-banqueiro Daniel Dantas, deve ser concluído nos próximos dias. "Dos inquéritos do Daniel Dantas, um já está na Justiça, outros estão em andamento. O segundo já está praticamente terminado e irá para Justiça."

Crítica

Pitta diz que Satiagraha é "confusa" e quer indenização de R$ 830 mil



Tarso Genro voltou a negar que haja perseguição ao delegado da Polícia Federal, que comandou o início das investigações da Satiagraha, Protógenes Queiroz. "O inquérito que está sendo feito em relação ao Protógenes é normal. Ele vai chegar a uma conclusão", afirmou.

"Não há nem protecionismo aos agentes e nem aos que estão sendo objeto dessa investigação", completou. Ele disse que a equipe técnica atual tem conduzido o inquérito "livre de vícios que poderiam ter ocorrido na coleta de prova anterior", quando Protógenes estava no comando.

O ministro concorda com o pedido que recebeu do diretor-geral da Abin, general Jorge Félix, para que documentos apreendidos e que não são relacionados com o inquérito tenham o sigilo mantido e só sejam abertos na presença de representantes da Abin. Para ele, a Polícia Federal não errou ao apreender os documentos.

"Não há relação de controvérsia entre o Ministério da Justiça, a Abin e a Polícia Federal. A PF não errou, cumpriu mandado judicial. Agora estamos dando garantias de que a abertura dos lacres só seja feita na presença de representantes da Abin. Não serão abertos documentos que estão sob sigilo."

Tarso Genro esteve no Congresso Nacional para conversar com o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), sobre projetos de interesse do ministério, como o que trata da videoconferência e o de lavagem de dinheiro. À tarde, participa de audiência pública sobre Reforma Política.

"Pretendemos que a votação seja feita no ano que vem, no primeiro semestre. Temos certeza de que não terá votação agora."

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos