Laudo do IC aponta culpabilidade da Petrobras em acidente em Alagoas

Do UOL Notícias
Em São Paulo

Laudo do IC (Instituto de Criminalística) de Alagoas divulgado na manhã desta terça-feira (11) aponta culpabilidade da empresa Petrobras no acidente ocorrido em São Miguel dos Campos, em Alagoas, ocorrido no dia 23 de setembro deste ano e que resultou em quatro mortes. As informações são do site "Alagoas 24 horas". A Petrobras informou que não irá se pronunciar porque ainda não recebeu o resultado do laudo oficialmente.

De acordo com o laudo, "os peritos atribuem à empresa Petrobras a responsabilidade do acidente em apreço, por expor trabalhadores ao risco de acidente". Isso porque os trabalhadores executavam serviço de desmontagem de tubulação sem o conhecimento prévio de problemas relacionados à segurança existentes.

A explosão do gasoduto aconteceu na estação de tratamento de óleo de Furado da Petrobras, na zona rural do município, a 70 km de Maceió.

O laudo, de quase 200 páginas, aponta também que houve falha, por parte dos trabalhadores, no manuseio do equipamento. No entanto, se não fossem as condições de insegurança, o acidente não tinha ocorrido com tamanha gravidade.

"No máximo, o trabalhador teria machucado um pé, ou algo de bem menor proporção", argumentou o perito José Adriano Rocha de Sá Filho. "Havia uma série de fatores que estavam colocando a vida dos trabalhadores em risco e que ficaram evidentes com o acidente", disse.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos